Após não ser realizado em 2020 por conta da pandemia, o Google I/O, principal evento para desenvolvedores da empresa, anuncia este ano com uma série de novidades.

Sundar Pichai, CEO da Google e da Alphabet, abriu o evento falando do impacto da pandemia. “Covid-19 afetou profundamente toda a nossa comunidade global no ano passado e continua a causar danos. Lugares como o Brasil e meu país natal, a Índia, estão passando agora pelos momentos mais difíceis da pandemia. O ano passado colocou muita coisa em perspectiva. No Google, também temos um propósito renovado com a nossa missão de organizar as informações do mundo e torná-las universalmente acessíveis e úteis. Continuamos a abordar essa missão com um objetivo único: construir um Google mais útil para todos”, disse Pichai.

Sundar Pichai, presidente executivo do Google, liderou a apresentação (Reprodução)

Entre os principais anúncios estão as novidades do Android 12, sistema que deve chegar aos celulares até setembro e que é seu “lançamento mais ambicioso”. De acordo com a empresa, o sistema foi desenhado a partir de três pontos: o telefone deve se adaptar ao usuário; ser seguro por padrão; e se conectar a outras plataformas, mas continuar como o centro das relações.

Entre as novidades, o Google destacou recursos de design, como uma paleta de cores do sistema que pode se adaptar conforme a imagem de plano de fundo do usuário, e permite customizar as telas e aplicativos com diferentes temas. Além disso, na central de notificações, foram incluídos os botões Google Pay e Google Home para mais fácil acesso a pagamentos e casa inteligente.

Outro destaques é que novo sistema operacional inclui um Painel de Privacidade. Nele, uma linha do tempo mostra os diferentes aplicativos acessaram a câmera, o microfone ou a localização do aparelho. Também há indicadores que mostram quando a câmera e o microfone estão sendo usados, bem como botões para desabilitar esse acesso. Além disso, é possível optar por compartilhar a localização aproximada com um aplicativo, em vez da localização exata.   

Outros recursos de privacidade anunciados incluem a opção de limpar o histórico de busca dos últimos 15 minutos, e trancar e proteger uma pasta por senha no Fotos. No Locked Folder, é possível esconder fotos específicas, para que não apareça em outros apps ou no feed de imagens. O recurso chega primeiro nos Google Pixels, depois em outros aparelhos Android.

A empresa anunciou ainda o controle de histórico de localização a partir da Linha do Tempo no Google Maps. A plataforma, aliás, também afirma que vai começar a exibir rotas mais seguras, e eficientes, que economizam combustível.

Durante o evento, a empresa chamou atenção para a importância da segurança digital, e enfatizou sua atuação, dizendo que bloqueia diretamente 100 milhões de tentativas de ataques phishing e 15 bilhões de mensagens spam no Gmail; além de encriptar quatro bilhões de imagens no Google Fotos.

Ao longo do tópico, a companhia chamou atenção para a dependência de senhas, que acabam sendo descobertas e falhas, e disse que trabalha por um futuro com outras formas de verificar a identidade do usuário e criar várias camadas de proteção na Conta do Google, como a adesão agora automática à verificação em duas etapas.  

Enquanto isso, a empresa afirma que aprimorou seu Gerenciador de Senhas, com uma ferramenta que facilita a importação de senhas a partir de outros gerenciadores; maior integração com Chrome e Android para preenchimento, não importando o dispositivo; e alertas automáticos caso alguma senha tenha sido violada.

Home office e trabalho coletivo
O Workspace também foi destacado no evento com o anúncio de de um novo produto, o Smart Canvas. A ferramenta permite a execução de projetos colaborativos, com membros trabalhando juntos e interagindo por vídeo, áudio e outros recursos. A ideia é permitir uma colaboração mais fluída, rápida e colaborativa, com alterações em tempo real.

Novidades para compras
A empresa comentou o Shopping Graph, que deve funcionar como um grande banco de dados com informações de produtos e anúncios comerciais. O foco seria a Amazon e, segundo a empresa, serão 24 bilhões de anúncios listados.

Entre as funções, ao apontar a câmera do celular para um objeto, a plataforma pode buscar e encontrá-lo em lojas, e o usuário pode ser lembrado de itens colocados no carrinho, mas que não foram realizadas. Além disso, a empresa fez uma parceria com a Shopify para que cerca de 1,7 milhão de lojistas exibam seus produtos na plataforma de buscas e sem taxas.

Google I/O destacou novos recursos para privacidade do usuário (Reprodução)