O Google lançou recentemente uma nova campanha para promover vagas de empregos no próprio buscador da companhia.
Segundo a empresa, as vagas apresentadas diretamente nos resultados de pesquisa são provenientes de informações fornecidas por diversos parceiros. Qualquer provedor – de empregador a plataforma de listagem de empregos – pode utilizar esse recurso para tornar públicas suas vagas.
O recurso não é novo e o Google já lançou uma espécie de passo a passo em seu blog oficial para explicar como utilizá-lo (acesse aqui).
A empresa afirma que a campanha objetiva aumentar a visibilidade do serviço. “Não divulgamos números absolutos, mas podemos afirmar que a área especial para busca de trabalho recebe um número expressivo de acessos todos os dias. Com a campanha lançada na última semana, o Google quer alcançar ainda mais pessoas e mostrar que a Busca pode ajudar a encontrar também vagas de emprego”, diz a empresa.
Ainda segundo a companhia, uma parte importante da experiência na busca por empregos são os filtros. “Sabemos que alguns critérios são fundamentais, como o tempo para chegar ao trabalho ou o tamanho da jornada. As buscas podem ser simples, como ‘trabalhos perto de mim’, ou conter mais informações, como ‘emprego de advogado em São Paulo’, e os resultados disponíveis trazem uma experiência mais profunda para explorar as oportunidades, tanto em dispositivos móveis Android como no desktop”, explica.
Em muitos dos resultados, segue o Google, é possível acessar informações extras importantes como reviews, classificações do empregador de sites confiáveis, e, se tiver feito o login, em algumas ofertas você poderá ver em quanto tempo chegaria na empresa.
“Uma das formas de buscar é definir a distância no filtro, mas também é possível deixar como ‘qualquer lugar’, caso queira mais flexibilidade. Às vezes, são várias as oportunidades em aberto — o que leva tempo para avaliar a que tem mais a ver com o seu perfil –, para não se perder entre as vagas, você pode voltar exatamente onde parou da última vez que entrou. Além disso, há a opção de alertas para receber uma notificação por e-mail quando novas vagas forem abertas”, elucida a empresa.
O Google, geralmente, não divulga as agências responsáveis pela criação de suas campanhas. No caso abaixo, segundo fontes, o trabalho foi feito in-house em parceria com a empresa Mesa & Cadeira.