O diretor de novos negócios do Google, Leonardo Tristão, apresentou a plataforma Andróide para o público que acompanha o segundo dia do World Web Expo Forum nesta quarta-feira (19). O evento discute os rumos da internet no Brasil e no mundo, e dos negócios que envolvem a Web 2.0 e Web 3.0. 

O Andróide, software aberto para navegação na internet através do celular, já conta com apoio de 30 empresas, entre elas, LG, Motorola, TIM, Telefônica, Vivo, Brasil Telecom, Telemig e Oi. Segundo o Tristão, a previsão é que o lançamento da plataforma ocorra até o final deste ano nos Estados Unidos. No Brasil, deverá chegar somente em 2009.

O objetivo do Andróide é permitir que o consumidor final tenha acesso a diversos aplicativos, como mapas, vídeos, músicas, e-mail e site de busca. “O Google quer remover as barreiras de entrada para o acesso à internet móvel e, por isso, disponibilizará o Andróide para que o consumidor tenha experiências diferenciadas com diversos aplicativos em qualquer lugar”, informou Tristão.

Apesar do software ser de propriedade do Google, os usuários terão liberdade de utilizar aplicativos da concorrência, como do Yahoo. “Nós queremos disseminar a internet móvel. E fica à critério do consumidor escolher qual aplicativo ela quer usar”.

Maria Fernanda Malozzi

Leia Também:
Convergência de mídia é o futuro
Brasil é o campeão de internet domiciliar
World Web Expo Forum discutirá Web 3.0