Durante o Google I/O 2018, que começou na última terça-feira (8) e termina na próxima quinta (10), a empresa anuncia uma série de novidades em suas plataformas de anúncios focadas na promoção de aplicativos. Produtos como Android P, Google Assistente, Fotos, Maps, smart displays foram apresentados com foco em aprender padrões a partir do comportamento dos usuários, auxilia-los a encontrar o que precisam e economizar tempo.

Segundo Sissie Hsiao, VP de produto e publicidade em aplicativos para dispositivos móveis no Google, esses apps são a razão pela qual muitas pessoas consideram seus telefones indispensáveis. Em 2017, as pessoas baixaram 94 bilhões de aplicativos do Google Play, o que significa mais oportunidades para os desenvolvedores.

“Com milhões de aplicativos no ecossistema, seus anúncios precisam trabalhar mais para se destacar seu aplicativo. E, com os usuários sendo mais seletivos em relação aos aplicativos que eles mantêm, você precisa criar experiências de anúncios com o primeiro usuário para monetizar com eficiência”, diz.

A empresa comenta que os desenvolvedores geraram mais de 10 bilhões de instalações de aplicativos com o Google AdWords e, que esta semana, estão anunciando inovações para ajudar a encontrar usuários valiosos para o aplicativo.

Formatos com experimentação

Outro ponto é que 70% dos usuários decidem se instalam um aplicativo com base em quanto eles o usarão. Para fornecer aos usuários informações mais úteis, será lançada uma versão beta que permite que os desenvolvedores exibem o conteúdo relevante do aplicativo nos anúncios. Por exemplo, o Wish, um aplicativo de compras, pode vincular seu catálogo de produtos ao Google AdWords e exibir imagens e descrições relevantes de produtos diretamente em seus anúncios.

Para desenvolvedores de jogos, o Google Play Instant permitir que novos jogadores experimentem seu jogo sem precisar fazer o download primeiro. E a empresa começou os primeiros testes para torná-lo compatível com o Google AdWords.

Sobre métricas e inteligência artificial

A empresa planeja ainda disponibilizar os relatórios de visualização por conversão (VTC) para anunciantes de aplicativos do Google AdWords no final deste mês. Com esses relatórios é possível entender quais impressões de anúncios visíveis foram associadas às conversões.

O Google também promoveu seus avanços em inteligência artificial ao mostrar como as máquinas podem fazer chamadas telefônicas como seres humanos, até soando como John Legend. Em demonstração, o Assistente do Google (semelhante ao Siri da Apple e ao Alexa da Amazon), integrado em telefones e palestrantes do Google Home, ligou para empresas locais para fazer reservas. Ele quase soa humano com pausas em fala e linguagem natural, como dizer “hum”.

Segundo Sundar Pichai, CEO do Google, o Assistente do Google, a empresa está trabalhando em um mundo de inteligência artificial, aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural que infunde tudo o que as pessoas fazem desde compras até planos de saúde. “A IA vai impactar muitos campos”, disse Pichai.

Com as melhores habilidades linguísticas, a companhia facilitou a conversa entre pessoas e o Google Assistente, na hora dar comandos. O produto também recebeu um upgrade de voz. Além do melhor processamento de linguagem que ajuda a fazer chamadas telefônicas complexas, as pessoas podem escolher entre seis vozes com diferentes gêneros. Uma delas foi baseada em John Legend, que foi levado ao estúdio para criar uma voz artificial.

Leia mais
Google será o anunciante do ano no Cannes Lions 2018
Mais do que respostas, Google quer promover descobertas