Há 96 milhões de brasileiros online e muitos deles estão com a conexão na palma da mão. Um em cada dois brasileiros entre 16 e 34 anos possui um smartphone. Embora muitos anunciantes estejam na vanguarda desse fenômeno, a grande maioria das marcas ainda não possui estratégias mobile verdadeiramente eficazes. Com foco nessa abordagem, o Google oferece nesta semana, para cerca de cem convidados, em São Paulo, o Mobile Leadership Series, um workshop fechado pensado para ajudar os tomadores de decisão nas principais empresas e agências do Brasil a entender as mudanças trazidas pelo mobile e a criar estratégias que os ajudem a aproveitar a oportunidade.
À frente do treinamento, o inglês Niall McKinney, fundador e CEO da The Knowledge Engineers, consultoria dedicada a ajudar empresas no marketing digital. É a primeira vez que o treinamento é realizado no país e desenvolvido especificamente para o mercado brasileiro.
Segundo McKinney, seu treinamento pretende demonstrar o tamanho da oportunidade de usar o celular para transformar os negócios e as transações comerciais no Brasil – um dos mercados de mobile que mais rapidamente crescem em termos globais. Outro ponto focal: a importância de uma compreensão detalhada a respeito das razões e fatores motivacionais do uso de celulares pelos consumidores na jornada de compra. “O mobile é mais do que marketing, é uma abordagem para todo o negócio, do CEO ao assistente de loja”, diz o executivo.
Leonardo Pinto, gerente de mar- keting do Google Brasil, explica que a intenção do projeto – dirigido tanto a executivos de marketing de anunciantes quanto a profissionais de agências de publicidade – é dar uma visão geral sobre o impacto do mobile no marketing, trazendo dados e insights, e abordar, por exemplo, a diferença estratégica entre aplicativos e mobile sites, a importância do user experience e quais as ferramentas para construir uma mensuração correta em mobile. Segundo ele, a mensuração das campanhas é um dos temas mais relevantes em pauta, já que a importância de medir as diferentes ações por meio do mobile, atribuindo o valor real a cada interação, é um dos grandes desafios tanto para as marcas como para as agências.
“A tecnologia trouxe mudanças no comportamento do consumidor, pois não ‘estamos’ online, nós ‘somos’ online pelos nossos celulares. Isso traz inúmeras possibilidades para as marcas. Não existe uma fórmula única para prosperar no mundo mobile, mas existem conhecimentos que todas as marcas precisam ter antes de desenvolver ou aperfeiçoar suas estratégias. É isso que buscamos apresentar”, afirma Leonardo.
As previsões comprovam a importância de “mergulhar” nesse mundo sem olhar para trás: segundo dados do eMarketer, em 2019 o número de smartphones subirá para 197 milhões; o número de tablets em uso passará de 2 milhões para 12 milhões; e oito em cada dez brasileiros usarão dispositivos móveis – número que chegará a 174,9 milhões de pessoas. “O celular agora afeta toda a jornada, da inspiração à compra e, portanto, a maneira como as marcas devem se comunicar com ela”, conclui Leonardo.