GoPro se lista como empresa de mídia e não hardware

 

A marca de câmeras portáteis GoPro confirmou o seu IPO (initial public offering, ou oferta pública inicial em tradução livre) nesta quinta-feira (26). A empresa postou um vídeo em seu site oficializando sua intenção de abrir capital na Nasdaq, bolsa de valores dos Estados Unidos, onde passará a ser listada como GPRO. De acordo com analistas, a companhia fundada em 2007 tem valor de mercado de US$ 3 bilhões e deve valorar-se ao preço de US$ 21 a US$ 24 por papel, emitindo 17,8 milhões da papeis e conseguindo com isso levantar US$427,2 milhões.

Apesar de vender basicamente hardware (a câmera e seus milhares de acessórios), a GoPro se listou como uma companhia de mídia na Nasdaq. A empresa tem uma forte veia de conteúdo, onde cria e repercute criações de seus usuários. Por mais que ainda não monetize as fotos e vídeos pelos quais se relaciona com o mercado, eles servem como uma gigantesca plataforma de divulgação de seus produtos.

Em seu próprio vídeo de apresentação, o CEO e fundador Nick Woodman afirma que existe a GoPro pode ser vista de duas formas: “what we make” (as câmeras e acessórios) e “what we do” (o conteúdo e engajamento gerado por eles). Recentemente, a empresa fechou parcerias de conteúdo com a Microsoft, YouTube e Virgin America, e também tem contrato com players de mídia como Discovery Channel e ESPN, entre outros.