O governo Jair Bolsonaro pretende recriar a TV Brasil Internacional. De acordo com o Estadão, a programação para o público estrangeiro tem o objetivo de conter a crise de credibilidade que o país enfrenta pela política ambiental e pelo enfrentamento à pandemia de Covid-19.

Além de usar programas já realizados pela Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), uma das ideias do ministro das Comunicações, Fábio Faria, é tornar disponível o conteúdo pelo serviço de streaming.

Recentemente, no encontro da Cúpula do Mercosul, Bolsonaro afirmou que buscará um esforço para “desfazer opiniões distorcidas” sobre a política ambiental do Brasil no exterior.

A preocupação com o impacto disso no exterior tem aumentado após alertas recebidos, como o de um grupo de 29 instituições financeiras internacionais, com fundos de aproximadamente US$ 3,7 trilhões, exigiu que o Brasil barrasse o desmatamento.

O enfrentamento da pandemia do coronavírus também gera críticas ao país. Além de mais de 61 mil mortes e quase 1,5 milhão de casos confirmados, dois titulares da Saúde já deixaram o governo durante a crise.

A alta comissária das Nações Unidas (ONU) para Direitos Humanos, Michelle Bachelet, criticou o Brasil e outros países que negam o contágio viral, sob o argumento de que isso pode ampliar a crise sanitária.