O Governo Federal e a iniciativa privada investem mais de R$ 2 milhões em promoção comercial de audiovisuais de publicidade no mercado externo. Um acordo assinado hoje entre a APEX-Brasil (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos) e a APRO (Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais) irá garantir o investimento do recurso para ampliar a participação da produção brasileira no mercado internacional, o número de filmes produzidos e a receita das empresas nacionais. A meta é chegar a meados de 2006 com um faturamento de US$ 12 milhões. Participam do projeto 46 empresas associadas da APRO, sendo que 65% já trabalham com o mercado internacional, em especial a Europa, Estados Unidos e América Latina. Com este novo projeto, as ações passam a ser dirigidas principalmente para em três mercados-alvo: Estados Unidos, União Européia e Japão. Entre as atividades previstas no projeto estão ações de marketing e divulgação institucional, que incluem a consolidação da marca FilmBrazil e desenvolvimento, entre as empresas brasileiras, de um conceito de comunicação internacional. O projeto também prevê a participação brasileira no Festival Internacional de Publicidade, em Cannes, para alavancar negócios e contatos e reforçar o posicionamento da imagem brasileira no mercado mundial. Um local reservado, denominado de Espaço Brasil, próximo ao Palais des Festivals, funcionará como lounge e área para reuniões durante todos os dias do festival. Outro evento que terá a participação dos produtores nacionais será o Locations Trade Show, que acontecerá na Califórnia, EUA.
O Brasil hoje é o sétimo maior mercado publicitário do mundo, tendo movimentado em 2003 cerca de R$ 14,8 bilhões no total, o que representou um crescimento de 12,2% em relação a 2002. Em 2004, foram produzidos 1.004 filmes publicitários e o país tem 2.975 produtoras registradas.