Um dos cases que mais contribuíram para o sucesso da publicidade brasileira no ano passado, “Anúncio protetor”, da FCB para Nivea, que conquistou o Grand Prix do Mobile Lions em Cannes em 2014, não conseguiu prêmio do júri de Mobile do D&AD 2015. Ele chegou a ficar como finalista na disputa dos Lápis, mas não obteve votação suficiente para ganhar ao menos um Lápis de Madeira, equivalente a um prêmio de bronze pelos critérios do festival inglês.
De acordo com fontes do propmark, integrantes do júri teriam questionado a funcionalidade e segurança da proposta do trabalho do protetor solar Nivea Kids. No case da FCB, um anúncio se transforma em uma pulseira, para ser usada por crianças na praia, com um dispositivo que funciona com aplicativo para smartphone, permitindo monitorar a localização das crianças. “Você deixaria seu filho desacompanhado em uma praia só por causa dessa pulseira”, teria questionado um dos jurados de Mobile. Foram concedidos 14 Lápis na competição de Mobile: três para os Estados Unidos, três para o Reino Unido, dois para Austrália e um para Turquia, Coreia do Sul, Alemanha, Cingapura, França e Dinamarca.
Mas, “Anúncio protetor” conseguiu manter seu perfil vencedor na trajetória das competições nas quais é inscrito. Não levou prêmio em Mobile, mas conseguiu um Lápis no júri de Integrated & Innovative Media do D&AD 2015. De acordo com informações extra-oficiais, ele ficou com Lápis de Madeira na categoria de Inovação.