Campanha apela ao emocional em "Meu primeiro Gradiente"

A Gradiente volta à mídia depois de ter sido relançada em maio deste ano pela Companhia Brasileira de Tecnologia Digital (CBTD), que adquiriu a marca no final do ano passado.

A campanha, criada pela NBS, tem como objetivo divulgar a linha de produtos “Meu primeiro Gradiente”, que chegou ao mercado remodelada. A nova linha conta com tablet, que tem conteúdo específico para criança, câmera fotográfica digital, DVD portátil e fone de ouvido com limites de decibéis.

Com versões de 30 segundos para TV e 60 segundos para internet, o comercial, que começa a ser veiculado nesta segunda-feira (24), traz como conceito “Você sabe quanto seu filho vai gostar”. A ideia é relembrar o sentimento dos pais em relação ao primeiro produto da marca, lançado em meados dos anos 80, e usar como gancho para demonstrar o prazer que os filhos terão de ganhar o seu. Dirigido por Rodrigo Lewkowicz, da Produtora Associados, o filme conta a história de um menino que encontra o antigo Karaokê Gradiente de sua mãe e, como agradecimento por ela ter lhe dado de presente seu primeiro Gradiente, um tablet, ele o leva para consertar.

O comercial possui como trilha uma música em inglês – feita em parceria com a agência – que fala sobre a importância das boas lembranças e também colabora com a abordagem emocional pretendida.

Segundo Carlos André Eyer, diretor de criação da NBS, a ação pretende mexer com a memória afetiva das pessoas, com o intuito de conseguir para a linha “Meu primeiro Gradiente” atual a mesma relevância que o karaokê teve nos anos 80”.  Ele lembrou que, naquela época, ter um aparelho de som era uma grande conquista e as crianças adoravam ter um brinquedo parecido com o que os pais tinham. Hoje, de acordo com Eyer, as crianças evoluíram, por isso, houve a necessidade de ampliar a linha e modernizá-la.

De acordo com Fabio Vianna, ceo da CBTD, a campanha, além de resgatar o vínculo emocional que o consumidor sempre teve com a marca, também quis mostrar que a Gradiente não perdeu sua essência”. A ideia é ocupar um lugar de destaque no mercado infantil, já que somos uma das poucas empresas que possuem eletrônicos voltados para as crianças”.

Vianna contou que, para o próximo ano, a meta é aumentar ainda mais a linha com o relançamento do tradicional Karaokê, repaginado, acompanhando a evolução tecnológica.

A campanha ainda conta com ação online que leva o internauta à página de e-commerce. A criação é de Carlos André Eyer, Cássio Faraco, Alexandre Giampaoli, Thony Fernandes e Tales Lima. A direção de criação é de Pedro Feyer, André Lima, Eyer e Faraco.

O investimento não foi revelado, mas Vianna afirmou que a ideia é manter a marca na mídia. Depois da divulgação do “Meu primeiro Gradiente”, outros produtos da marca serão anunciados.

A CBTD arrendou os direitos de uso da marca da IGB Eletrônica. Atualmente, atua no mercado brasileiro de tablet, home entertainment, telefonia móvel e eletrônica infantil. A companhia detém 60% da marca. Os demais 40% pertencem à Holding dos Acionistas da Gradiente (HAG), criada para abrigar os dois mil acionistas da IGB Eletrônica.