Na abertura do Festival de Gramado, ontem (8), às 18h30min, compuseram a mesa o Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto; o presidente da 15ª edição do Festival, Alberto Freitas, da Agência Matriz; o Prefeito de Gramado, Pedro Bertolucci; o presidente da Assembléia Legislativa do Estado, Iradir Pietroski; o presidente internacional da Alap, Luiz Coronel; o secretário de publicidade da Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica (Secom), Caio Barsotti; que veio substituir o ministro Luiz Gushiken, também será conferencista do painel Comunicação Pública -; o presidente da Câmara de Vereadores de Gramado, Rafael Ronsoni; presidente da Rede Pampa de Comunicação e patrono do Festival, Otavio Dumit Gadret,; o presidente da Record, Alexandre Raposo; o idealizador do Festival e secretário-geral da Alap, João Firme Oliveira; o presidente da Associação Riograndense de Publicidade (ARP), Airton Rocha; presidente do Conselho Executivo das Normas Padrão (CENP), Petronio Correia; e Ione Pacheco Sirotsky.
Luiz Coronel definiu a publicidade como a soma da arte com o comércio, a primeira sendo responsável pela ousadia e o segundo pela competência. Falou também da responsabilidade dos jovens com o futuro, com o aprimoramento do respeito e do compromisso social conquistados nos dias de hoje pela publicidade. Alberto Freitas, centrou sua fala na 15ª edição do Festival, ressaltando novidades do evento como a Medalha Maurício Sirotsky Sobrinho, o monumento Galo de Gramado, inaugurado hoje na cidade que abriga o evento, e o fato desse ser o “mais internacional dos Festivais”. Freitas enfatizou o Festival como um espaço para reflexão e debate, onde temas relacionados com a “ética, respeito e responsabilidade” serão enfocados, assim como as abordagens práticas, também importantes. Finalizou falando do símbolo do Festival desse ano, o bumerangue, “que, antes de tudo é um meio lúdico de expressão da nossa consciência profissional.
Logo após, o Governador do RS, Germano Rigotto, entregou a placa de homenagem do Festival ao patrono Otavio Dumit Gadret, presidente da Rede Pampa de Comunicação. Em seguida, o Prefeito de Gramado, Pedro Bertolucci, disse ser “uma honra e um orgulho” receber o evento na cidade.
Na solenidade foi entregue a Medalha Maurício Sirotsky Sobrinho, homenageando cinco personalidades. Na categoria Personalidade, Ione Sirotsky entregou a medalha ao Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto; como Agência/Publicitário, o escolhido foi Antônio Mafuz, fundador da MPM Propaganda e da Associação Riograndense de Propaganda (ARP), representado por Petronio Correia, recebendo o prêmio pelas mãos de Alberto Freitas; Iradir Pietroski entregou a Carlos Augusto Neuhaus, diretor da Rede Globo, a medalha na categoria Veículo; como Fornecedor o contemplado foi José Pedro Goulart, sócio-fundador da Zeppelin Filmes, recebendo a homenagem através de Luiz Coronel; e como Anunciante o contemplado foi o empresário Adelino Colombo, representado por Estela Arenhairdt, recebendo a medalha pelas mãos do Prefeito de Gramado, Pedro Betolucci.
Após, receberam homenagens os Publicitários Latino-Americanos e Jornais mais lembrados da América Latina. O publicitário Clemente Camara, diretor geral da maior agência mexicana em faturamento, a Clemente Camara y Asociados, irá receber o Trofeo Comunicación Simón Bolívar por ter sido o publicitário mais lembrado da América Latina. Clemente Câmara é vice-presidente da Associação Nacional de Publicidade (ANP), entidade que já presidiu de 1998 a 2002; presidente do Comitê Permanente de Postulação do Conselho de Comunicação e membro do Conselho Nacional de Auto-regulação (CONAR). Receberam também a homenagem do Banco de Mídia da Associação Latino-Americana de Agências de Publicidade (ALAP) os jornais mais lembrados pelos diretores de mídia do Brasil: El Pais (Montevidéu), El Mercúrio (Chile), La Nación (Argentina), Clarín (Argentina) e El Deber (Bolívia).
O publicitário que marcou o início do Festival, Roberto Justus, iniciou a conferência após a abertura. Justus abordou o tema do evento Verdade ou Conseqüência – A propaganda e o consumidor consciente e apontou “a visão de um novo mundo e mercado”. Para ele, hoje em dia não existe uma grande diferença entre os produtos e a diferenciação está na marca. Ele apontou a diferença na preocupação com a marca, destacando que nos anos 50 era funcional; nos anos 80, a imagem e, hoje, o significado. “A preocupação com um algo a mais, a responsabilidade social e o meio ambiente, por exemplo, estão cada vez mais tomando espaço nas empresas. Num mundo que muda a uma velocidade cada vez maior, o desafio do profissional de marketing é estar constantemente atualizado. A agência consciente tem que saber se antecipar, principalmente saber se tem um cliente consciente ou não. Devemos desenvolver a consciência do consumidor e do cliente. A comunicação consciente é aquela transparente, sincera, atenciosa e pró-ativa”, resume.
Roberto Justus é presidente do Grupo Newcomm, um dos maiores conglomerados de comunicação do Brasil, que reúne as empresas Y&R, Dez Brasil, Wunderman, Ação e Maestro. Depois da palestra será inaugurada a 3ª Feira de Comunicação.
Na sexta-feira (10), haverá a entrega do troféu Galo de Gramado, que é disputado por peças e campanhas publicitárias que concorrem nas áreas de televisão, rádio, jornal, revista, mídia exterior e internet.
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