A pesquisa “O impacto econômico dos eventos”, realizada pela Fran6 Análise de Mercado Instituto Alatur em parceria com a MPI (Meeting Professionals International), aponta que as grandes companhias brasileiras investiram 43% a mais em eventos em 2011, em relação ao ano anterior, com uma média de gasto de R$ 2,4 milhões por empresa.

A pesquisa apontou como amostra de eventos próprios, workshops, confraternizações, treinamentos, convenções, feiras e patrocínios de shows. A média de cada empresa no ano é de 18 eventos de pequeno porte (até 50 pessoas), 19 de médio porte (Até 250 pessoas) e 12 grandes eventos (mais de 250 pessoas).

O processo de planejamento desses eventos também está mais elaborado. Em praticamente 75% das empresas, o departamento de marketing, comunicação, viagens ou mesmo eventos é responsável pela viabilização da iniciativa; 89% das companhias têm diretrizes de savings; e 26% delas utilizam o sistema ROI (return on investment).

Ainda assim, há a preferência por contratações de agências (54% preferem de pequeno e médio porte devido ao atendimento) e confiança nos fornecedores (83% os consideram altamente organizados). A pesquisa abordou gestores de 75 empresas com aproximadamente 13 mil funcionários e consideradas entre as mil melhores e maiores do País.