Em uma ação de oportunidade, na noite da última quarta-feira (1), a ONG Greenpeace aproveitou o 1º de abril, Dia da Mentira, e realizou uma intervenção na cidade de São Paulo contra o governador Geraldo Alckmin. A organização projetou um vídeo produzido por Marina Carneiro e Alexandre Silveira, da produtora Pixiequark, no edifício Anchieta, localizado no cruzamento da Avenida Paulista com a Rua da Consolação, com uma declaração feita durante a última campanha eleitoral em que o político diz que “Não falta água em São Paulo, não vai faltar água em São Paulo”. Segundo o Greenpeace, “evidentemente, o governador não disse a verdade” e por isso a execução do ato na data.

A promessa de campanha do então candidato a reeleição foi reproduzida repetidamente junto com dados sobre a situação atual da crise hídrica. Além disso, a ONG pediu o fim dos descontos a grandes consumidores que pagam menos para consumir mais. De acordo com o anúncio do Greenpeace, há 537 empresas que consomem, juntas, cerca de 2,25 bilhões de litros de água por mês, o suficiente para atender cerca de 400 mil pessoas. Com o fim dos benefícios, a organização estima que a Sabesp poderia arrecadar pelo menos R$140 milhões a mais por ano, em um momento no qual a empresa passa por dificuldades financeiras e precisa investir na melhoria dos serviços à população.

“Infelizmente a gestão da crise da água em São Paulo vem sendo marcada por graves mentiras e injustiças”, comenta Pedro Telles, porta-voz da campanha de Clima e Energia do Greenpeace. “Enquanto a Sabesp e o Governo do Estado cogitam aumentar novamente o preço da água para a população, é inaceitável que grandes empresas continuem recebendo descontos para consumir mais”.

A ação ainda teve como objetivo divulgar o site Agua para Quem e incentivar os cidadãos a enviarem e-mails ao Palácio dos Bandeirantes e à Sabesp.

Em resposta ao propmark, a assessoria de comunicação do governo de São Paulo declarou brevemente que não tomou conhecimento da intervenção do Greenpeace e não quis comentar o assunto.

Assista ao vídeo gravado durante a intervenção: