Com proposta de ir além do modelo tradicional de consultorias, a Grey Group está lançando operação própria para o segmento. Batizada de Grey Consulting, a nova área será liderada por Leo Rayman, CEO do grupo e da Grey Londres.
O projeto envolverá equipe de 150 profissionais dedicados a combinar o rigor das análises com o pensamento criativo e o entendimento de como fazer os negócios dos clientes crescerem. De acordo com o site The Drum, o negócio surgiu de uma necessidade dos próprios anunciantes.
“Os clientes estão pedindo ajuda e pensando além da comunicação de marketing. Nós sempre estivemos prontos para providenciar essa entrega, mas agora estamos concentrando isso em uma mesma oferta, o que nos permite decodificar nosso know-how, armando-o com criatividade, casando-o com estratégias ainda mais comerciais e aproximando nosso pessoal em novas frentes”, disse Rayman.
O anúncio veio um mês após outra agência do grup WPP, a J Walter Thompson, lançar modelo de consultoria parecido. Batizado de Canteen, o negócio é dedicado ao segmento de comida e bebidas.
Já a operação do Grey Group já começa atendendo contas de clientes da casa, entre eles, Procter & Gamble, GlaxoSmithKline, Kellogg’s, Pfizer, Canon, NFL, Marriott Hotels & Resorts, Nestlé, Walgreens, Applebee’s e T.J. Maxx. Segundo Rayman, a mudança reflete um novo momento do mercado. “A medida que nosso mundo muda e nossa indústria redefine o modelo de negócios, há muitas oportunidades para a combinação entre um mindset criativo multiplicado pelo pensamento crítico”.
Para o executivo, há muito o que se aprender com as consultorias, principalmente, a maneira como empacotam o pensamento criativo e liderança, e como desenvolvem processos que podem ser replicados e cobrados por resultados e não por hora.
Caberá a Suresh Nair atuar como chief creative intelligence officer, trabalhando diretamente com Rayman e o grupo WPP. Segundo Michael Houston, worldwide chief do Grey Group, a nova consultoria é “parte da chave para o crescimento e competititvidade do grupo para o futuro”.