Anitta, Marina Ruy Barbosa e Bruno Gagliasso somam quase 70 milhões de seguidores somente no Instagram. Os três são embaixadores da Renault e estão juntos em campanha da marca com o McDonald’s.

Criada pela DPZ&T, agência dos dois anunciantes, a campanha divulga a 38ª edição da promoção “Girou, Ligou, Ganhou”, que vai distribuir 100 automóveis Kwids ao público, 20 na hora do teste da chave e 80 por sorteio.

Segundo Federico Goyret, diretor de marketing da Renault do Brasil, esta é a maior promoção do mercado automobilístico. “Antigamente, era uma semana, agora vai durar três, eram cinco carros, este ano serão 100. Anitta, Marina e Bruno têm um impacto gigantesco, nunca houve uma campanha com três celebridades desse calibre juntas”, afirma.

Alê Oliveira

A comunicação tem dois filmes principais. O “Espalha” reúne os três influenciadores e tem a participação dos jornalistas especializados em celebridades Leão Lobo e Nelson Rubens. O filme “Big Promoção” tem a Anitta cantando uma releitura do famoso jingle do Big Mac. A cantora também gravou vídeos para serem compartilhados pelo WhatsApp em grupos de família, do trabalho e até de sacanagem. 

Anitta compara a junção dos dois anunciantes com o cobranding que ela mesma fez especialmente em sua carreira internacional, em parcerias com outros artistas. Atualmente, ela trabalha com 18 marcas associadas ao seu nome e comentou a “responsabilidade” disso.

“Qualquer coisa que faço na minha vida e na minha carreira penso nas pessoas que vou influenciar ou mudar. Tenho muitas marcas, mas são sempre as mesmas, as que eu acredito e que tem a ver comigo, que combine com quem eu sou, a minha forma de trabalhar ou tenha apostado em mim de alguma maneira”, diz.

Edu Simon, presidente da DPZ&T, explica que a campanha terá duração de cerca de três semanas, precisa viralizar rapidamente e, por isso, a estratégia conta com os três influenciadores e  bastante força no digital. “Quando se tem um promoção desse tamanho e com os objetivos de negócios, o desafio é manter o interesse em torno da campanha e das marcas envolvidas ao longo do tempo. Não basta ter um excelente filme para TV, precisamos pensar em conteúdo. Criamos uma campanha de cauda longa, com uma série de formatos específicos para o digital. A ideia é provocar uma conversa além da TV e da semana inicial”, diz.

Chances para público e força nos negócios

A promoção “Girou, Ligou, Ganhou” começa na próxima sexta-feira (10). Para participar, é preciso ir a uma concessionária da Renault, escolher uma chave e tentar ligar o carro. Se o automóvel responder ao comando, o cliente o leva para casa. Quem não conseguir o veículo, pode preencher um formulário para participar do sorteio e ter condições especiais para a compra, como financiar um veículo com R$100 de entrada. Também há outra chance: quem passar no drive thru do McDonald’s e comprar um Big Mac ou uma Mc Oferta, ganha uma chave extra. Serão distribuídas 3 milhões de chaves na rede de fast food.

Cláudio Rawicz, gerente de publicidade da Renault, conta que o grande desafio de uma marca da indústria automobilística é colocar pessoas dentro da loja. Segundo ele, a campanha ajuda nessa questão ao oferecer uma experiência presencial.

“Cada vez mais as pessoas definem a jornada de compra no digital. A nossa disponibilidade é levar pessoas para irem até a loja, conhecerem os produtos da Renault, sentarem no carro e terem uma experiência diferenciada com a marca. A maneira de ser mais assertiva em relação a isso é a parceria com o McDonald’s. Quando você distribui uma chave adicional no drive thru, é para quem já tem um carro. A propensão de compra é muito maior, já são proprietários. Associamos de uma maneira interessante as duas marcas, gerando conveniência para o cliente do McDonald’s e mais fluxo para a Renault”, comenta.

A campanha e a promoção fazem parte das comemorações em 2018, já que este ano o principal sanduíche da empresa completa 50 anos e a primeira fábrica da Renault no Brasil chega a duas décadas.

Roberto Gnypek, VP de marketing do McDonald’s Brasil, comenta como o processo de transformação na publicidade, na tecnologia da comunicação e no hábito das pessoas ditou a condução dessa campanha. “Nenhum consumidor vai prestar atenção e se engajar se a gente usar fórmulas antigas. Isso nos desafia todos os dias a entender como podemos nos aliar a grandes marcas para entregar  a esse consumidor muito mais que publicidade, mas entregar entretenimento e conteúdo, para fazer diferença nos nossos negócios”, explica.

O executivo também destacou como a sinergia da Anitta com a rede ajudou nessa ideia. Essa não é a primeira vez que a artista estrela para a empresa. A mais recente foi durante a Copa do Mundo, ao lado de Neymar. “Ela, mais do que ser essa artista incrível e brilhante, é fã do McDonald’s. Contratar artistas é fácil, contratar quem gosta da sua marca, que fala e age naturamente com a ela é muito difícil. Isso amplia a conexão”, afirma.

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