No Brasil desde 1991, a rede Grey dá partida para uma nova fase no País. O ceo Riccardo Ferraris anunciou na semana passada planos para crescer a operação brasileira e sua maior arma para efetivar a intenção foi consolidar a área de criação. O diretor de arte Guy Costa, que vinha respondendo pela direção de criação desde o início de 2009, ganha mais autonomia e passa a contar com um diretor associado na sua equipe, o redator Alexandre Skaff, que deixou a Leo Burnett após seis anos. Costa e Skaff já tinham atuado na Y&R durante dois anos e se reencontram para estruturar nova fase da Grey, agora simplesmente Grey Brasil, depois de quatro anos com o nome Matos na sua identidade de marca. Ferraris diz que os problemas com Silvio Matos fazem parte do passado e que o objetivo é reproduzir comunicação relevante para clientes como Procter & Gamble e Mercedes-Benz Caminhões, por exemplo.
“A criação é responsável pelo produto da agência. Confiamos muito na equipe para construirmos uma fase ainda melhor”, justificou Ferraris, que também planeja adquirir uma agência para o plano de crescimento no País. “Há muita especulação. O WPP, que controla a Grey, mantém conversas regulares com várias agências, mas é algo rotineiro no grupo. Nunca fui informado sobre nada envolvendo a Grey, mas temos essa meta para elevar nosso market share”, ele acrescentou.
O apelo criativo já teve recompensas. No ano passado a Grey Brasil ganhou Leão de bronze com pôsteres criados para o creme dental Sensodyne na área Outdoor Lions. Este ano, a agência assegurou Leão de prata para pôsteres para a revista Vip, também em Out-door. “Reforçar a equipe neste momento é uma demonstração de que estamos com boa demanda de trabalho e que queremos ampliar a qualidade”, disse Guy Costa. “O Leão para Sensodyne foi o primeiro que uma marca da Glaxo ganhou em todo o mundo. O resultado foi que a empresa destacou executivos de marketing de vários países para participar do festival de Cannes deste ano”, acrescentou Costa.
A criatividade, na expressão de Costa, vai estar a serviço da pertinência. Ele cita a rede de lojas Leader, anunciante com base no Rio de Janeiro, que apesar de varejo, está apostando em novos formatos, como patrocínio de um longa-metragem de Marcio Garcia com Juliana Paes. “Ela trabalha em uma loja de departamentos e como a Leader patrocina, a marca aparece em algumas cenas. Também aproveitamos o set para gravar três comerciais com a atriz”.
O primeiro passo rumo ao crescimento foi dado dentro de casa. Ferraris disse que a Grey Brasil cresceu 30% no ano passado e passou a ser o maior faturamento da rede na América Latina, além de ocupar a quarta posição de criatividade entre 84 escritórios, atrás apenas das unidades dos Estados Unidos e Inglaterra. O escritório de São Paulo substitui Miami na liderança criativa na região.
“Crescemos na P&G com a chegada de Hipoglós e Pantene. O anunciante também nos confiou a comunicação de dois novos lançamentos para este ano, já em fase de testes. Esse é o plano maior: avançar nas contas que já temos. Está sendo assim na Hasbro Brinquedos e na 3M”, finalizou Ferraris.
por Paulo Macedo