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 Ganhador do Grand Prix do Mobile Lions do Cannes Lions deste ano com o case “Detector de corrupção” para o Reclame Aqui, o publicitário Rodrigo Jatene dá início formal à sua carreira no mercado dos Estados Unidos. Ele está sendo anunciado oficialmente como CCO (Chief Creative Officer) da Grey West que tem escritórios  nas cidades de Los Angeles e São Francisco, ambas no estado da Califórnia.

Vai atuar em parceria com o presidente Alex Morrison com o plano de mudar o modelo convencional com base em fees e contratos de longa duração. A Grey West quer trabalhar por projetos e manter os clientes para outras iniciativas de comunicação pela qualidade da entrega e não pelo compromisso contratual, na expressão de Jatene.

A fabricante de brinquedos Hasbro e o relógio de medição de batimentos cardíacos e outras funções FitBit são os primeiros trabalhos que Jatene está completamente envolvido. O CIT Bank, FX Networks, Fox, Amazon/Ring e Nestlé são outros clientes que também já estão com ações sob sua liderança.

Jatene e Morrison planejam destacar essa unidade da rede Grey como uma hot shop criativa com valor agregado da cultura pop de Los Angeles, maior centro global de produção de entretenimento.

“Temos muitas oportunidades tanto em Los Angeles assim como em São Francisco. A primeira nos permite o foco nos grandes estúdios de conteúdo para cinema, mas também em publicações, canais de TV e uma série de players nesse universo como o YouTube que abriu um espaço gigantesco de produção. É uma capital cultural, de muitos influencers, celebridas e focada em PR. A segunda transpira tecnologia devido ao Vale do Silício. A Apple, inclusive, se prepara para fazer suas próprias produções”, explica Jatene.  

A nova economia, segundo Jatene, se espelha no novo comportamento do consumidor que busca uma nova dinâmica para realizar compras e se entreter. “A ideia é mudar um pouco como a propaganda é feita, ou seja, sair do modelo ‘agency of records’ para testar diferentes opções operacionais, criativas, ofertas e ter clientes projeto a projeto, sem contrato assinado. Queremos nos obrigar a ser os melhores possíveis, sempre”, raciocina o novo CCO da Grey West, que vai trabalhar de forma independente em Los Angeles e São Francisco, mas ligado a John Patroulis, diretor mundial de criação da Grey Worldwide para desenvolver projetos paralelos  com sua equipe.

“O Rodrigo tem liderado alguns dos trabalhos mais interessantes do mundo recentemente, com tecnologia e há um senso humanitário cuidadoso no centro de tudo que ele faz. Nosso compromisso com ideias que ressoam entre culturas e plataformas, e com formas sem fronteiras de chegar lá, significa encontrar líderes criativos que possam pensar e trabalhar de maneiras inovadoras. Ele vem fazendo isso por seus clientes, equipes e na Grey, com grande sucesso há anos. Certamente vai ajudar a impulsionar agência na Califórnia”, afirmou Patroulis.

O desempenho da Grey no último Cannes Lions chamou ainda mais a atenção da rede para o trabalho de Jatene e Marcia Esteves no Brasil. Mas é lembrar que a decisão de Jatene mudar para o mercado americano estava consolidada pela Grey e pelo profissional no início de 2018.

“Agora é o momento de formar uma equipe de qualidade porque acredito que propaganda se faz com pessoas. Foi dolirido deixar o Brasil após quatro anos dando vida e alma à história da Grey Brasil em parceria com a Marcia com quem converso todos os dias. O mercado brasileiro representava pouco em termos de receita, mas já é um dos mais relevantes da rede. A minha mudança, porém, é um processo natural. O CEO da Grey Worldwide quer que a West seja o escritório mais disruptivo dessa nova cultura de negócios”, finaliza Jatene.