O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou nesta quarta-feira (26), por unanimidade, a aquisição da Fernando Chinaglia Distribuidora pelo Grupo Abril, realizada no dia 11 de outubro de 2007.
A transação resultou na criação da Treelog S. A. Logística e Distribuição, uma nova empresa Abril, que passou a unificar logística e distribuição de livros (editoras Ática e Scipione), de assinaturas (Editora Abril e outros clientes) e de revistas (Dinap e Fernando Chinaglia), com o objetivo de alcançar eficiência ainda maior na distribuição de publicações e pequenas cargas. As operações comercias e as marcas – Fernando Chinaglia e Dinap – foram mantidas com administração e operações separadas e independentes.
De acordo com o anúncio feito pelo Cade, a transação foi aprovada com algumas medidas que foram negociadas com o Conselho e que serão plenamente atendidas pelo Grupo Abril. Uma delas se refere à constituição de distribuidores regionais em São Paulo e no Rio de Janeiro para atendimento da Treelog na distribuição dos títulos da Fernando Chinaglia Distribuidora, nessas praças apenas.
A Treelog comprometeu-se, por um período de três anos, a manter o fluxo de títulos oriundos da Fernando Chinaglia distribuído por essas novas distribuidoras e, ainda, dará acesso aos códigos fontes dos sistemas da Fernando Chinaglia.
Também acordado com o Cade, o Grupo Abril manterá sua política de não-exclusividade no serviço de distribuição de revistas para pontos-de-vendas, sejam distribuidores regionais ou editoras.