Rafael Urbina, fundador e presidente da Batanga Media

A Batanga Media – grupo que construiu reputação com sua rádio digital voltada para o público hispânico nos Estados Unidos e tornou-se uma empresa independente de mídia digital – desembarca em São Paulo. A companhia tem hoje diversos portais e uma rede de parceiros premium na América Latina, além de fornecer conteúdos à audiências online para anunciantes nos Estados Unidos, como a P&G, Ford e McDonald’s.

A empresa contratou Eduardo Muniz como gestor da empresa no Brasil, que trabalhou na área de vendas online da DirecTV/Panamericana na Argentina. Na semana passada, o presidente da empresa, o venezuelano Rafael Urbina, esteve no Brasil para concluir a aquisição de um portal local, o que deve ser acontecer nos próximos dias.

“Começamos como rádio nos EUA e desenvolvemos, posteriormente, sites e portais de entretenimento para a comunidade hispânica. Nossa ideia é oferecer ao mercado brasileiro todos os nossos produtos, a rede de sites, a ad networks e, futuramente, nosso projeto de social rádio, no qual o usuário monta sua playlist. A rádio demanda negociações de direitos mais complexas, por isso, será no longo prazo”, disse.

Em 2011, a Batanga Media, com sede em Miami, iniciou seu plano de expansão na América do Sul com a aquisição de duas empresas de mídia online: Adfunky, na Argentina, e I-Network, na Colômbia. Hoje está presente em 14 países. “A expansão no Brasil nos permitirá alavancar e construir novas audiências”, argumentou Urbina.

Segundo ele, o país ainda está atrasado em relação a outros mercados onde a Batanga atua. “O Brasil ainda é imaturo, principalmente, em marketing digital. Ainda há um foco grande em portais, quando hoje estamos concentrados em conteúdo e projetos para mobile. Aqui a penetração de mobile ainda é reduzida. No mercado hispânico norte-americano, o smartphone supera os 50%. No Brasil, é de 12%”. Os serviços da Batanga Media no país incluem mídia de display tradicional e customizada, vídeo online de alto impacto, interstitials e takeovers, além da criação de conteúdos especiais para os anunciantes.

Muniz, que representa a empresa no Brasil, disse que a ideia é aproveitar o relacionamento da Batanga com grupos de comunicação na América Latina para desenvolver negócios no Brasil. “Agências e anunciantes podem comprar campanhas no Brasil e veicular em qualquer país das Américas, por meio de um único ponto de contato”, explicou o executivo.

Para ele, é importante considerar as profundas diferenças culturais entre o mercado brasileiro e os demais países da América Latina. “O Brasil em muitos aspectos não se considera latino. Por isso, vamos adaptar o que cabe aqui e criar materiais exclusivos quando for o caso. Até o processo de vendas que eu faço aqui é diferente”, concluiu.