Liderado por dois executivos oriundos de agências tradicionais – o presidente Marcelo Passos, vice-presidente de atendimento da DM9DDB; e o vice-presidente Márcio Oliveira, presidente da Lew’LaraTBWA –, o Grupo de Atendimento, fundado em março deste ano, pretende reforçar, cada vez mais, a ausência de limites entre os setores por onde pretende se manter atuante. Como primeiro grande passo nesse sentido, a entidade inicia uma aproximação estratégica com o mercado promocional por meio do Sindlive (Sindicato das Empresas de Live Marketing), nascido a partir da Ampro (Associação de Marketing Promocional), ambos comandados pelo presidente Kito Mansano.
A parceria é uma via da mão dupla. Com ela, o GA pretende contar com a participação efetiva de especialistas em promoção e eventos para ampliar o conhecimento disseminado por meio de seus cursos e eventos, levando aos participantes – em sua maioria profissionais em início de carreira – mais detalhes da atuação no setor. Com o reforço, ela também espera ampliar seu alcance, chegando a mais agências e empresas. “Quando fundamos o Grupo de Atendimento, tentamos deixar a coisa mais ampla possível, não nos restringindo às agências tradicionais. Nossa missão é formar futuros líderes de mercado, e eles podem vir da publicidade, mas também de agências digitais, promocionais, de produtoras e até de veículos”, salientou Passos.
O presidente do GA ressalta que, desde o início do grupo, ele já mostrava essa multidisciplinaridade, inclusive já tendo profissionais do segmento promocional em seu conselho – entre eles Fernando Figueiredo (Bullet), José Boralli (b!ferraz) e o próprio Mansano, também sócio e diretor-geral da Rock Comunicação. Agora, aproveitará ainda mais a já expertise da Ampro em projetos educacionais. “A entidade já tem uma estrutura bem resolvida na parte acadêmica e, agora, estamos unindo forças”, analisa Passos. “A aproximação da Ampro com o GA trará benefícios significativos para o profissional de atendimento de live marketing. Acreditamos que temos muito a acrescentar ao GA e muito a aprender com a qualificação que o grupo se propõe a trazer para nosso mercado”, acrescentou Mansano.
A intenção, segundo Passos, é ampliar ainda mais a integração do Grupo de Atendimento com outras entidades, em parcerias semelhantes. “Todas as entidades de classe do mercado estavam conosco no lançamento do GA: Grupo de Mídia, Grupo de Planejamento, CCSP (Clube de Criação de São Paulo), Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão), Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), APP (Associação dos Profissionais de Propaganda), Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade), entre outras. Quando você olha para essa aproximação, vê que as parcerias, na verdade, já tem portas abertas. Se elas não se concretizaram em projetos específicos até o momento, foi por falta de tempo”, salienta o presidente do GA.
Depois de formar o primeiro grupo de alunos em julho, a entidade iniciou nesta terça-feira (1º) a programação com uma nova turma, com cerca de 40 alunos. “Não temos nenhuma disciplina específica de promoção, mas também não temos de publicidade. Abordamos tópicos como negociação, liderança, gerenciamento de crise, elementos e características que são essenciais para o profissional de atendimento atuante em qualquer setor. Porém, já teremos mais cases com elementos vindos da promoção, especialmente em trabalhos integrados”, revela Passos.