O Grupo Latin, conhecido por promover o Ironman Brasil, abrirá em São Paulo uma filial da Latin Promo, braço do grupo para ações promocionais, como marketing promocional e de incentivos, eventos, relacionamento e web. Lançada em 2009, em Brasília, a agência representa hoje cerca de 60% dos R$ 22 milhões de faturamento do grupo, que nasceu com a Latin Sports, no ano 2000.
As principais ações da agência em Brasília são desenvolvidas para entidades públicas, embora conte no portfólio com ações para Leroy Merlin, Heineken e Powerade, isotônico da Coca-Cola. Em São Paulo, a ideia é investir em clientes privados. “São Paulo é o maior mercado do País. Não podíamos ficar de fora”, disse Carlos Alberto Galvão, sócio-fundador e diretor executivo do Grupo Latin. Mesmo estabelecida em Brasília, a agência faz ações em todas as regiões do Brasil. Com a entrada na capital paulista, ampliará a atuação. Em fase de implantação no bairro do Morumbi, a previsão é para que chegue efetivamente ao mercado paulistano em até 90 dias.
Acompanhando esse ritmo, que inclui ainda a contratação de profissionais, previsto em seis pessoas (diretor de planejamento e atendimento, diretor de criação e de arte e dois produtores), por ora a prospecção ainda não começou. Segundo os executivos, a filial paulista contará com todo o apoio da matriz brasiliense. A ideia de como a agência trabalhará já está fechada: são projetos de ações corporativas para possíveis clientes das áreas de tecnologia, financeira, automotiva e mineração. “Queremos clientes conceituais e vamos fazer uma linha de atendimento premium”, afirma Matheus Vianna, diretor geral da Latin Promo. A estimativa é de que até o término do ano a Latin Promo conquiste entre cinco e seis contas. “Nós não queremos ser a maior agência, queremos ser a melhor”, completa Galvão.
A Caixa Econômica Federal é o principal cliente da empresa, conta conquistada no ano de nascimento. Para a empresa, promove eventos como o Feirão da Caixa Própria, Caminhão da Sorte e área Vip Stock Car. A Caixa também é uma frequente patrocinadora das corridas promovidas pela Latin Sports. As duas maratonas, em Florianópolis (SC) e em Curitiba (PR), e a meia-maratona, em Salvador (BA) anunciadas pela empresa para o segundo semestre, contarão com a assinatura do Circuito da Caixa.
Um dos trunfos, inclusive, para conquistar o mercado paulistano são ações compartilhadas com a Latin Sports, como a que desenvolve para a Volkswagen e para a Looney Tunes Sports Day. No caso da montadora, por exemplo, as duas empresas atuam juntas na realização da Volkswagen Run 10k, corrida que acontece na fábrica da montadora, incluindo percurso pela linha de montagem enquanto os robôs continuam mexendo com os carros.
Além do Brasil
Em fase de expansão, o grupo, com expectativa de crescimento de 35% a 45%, vê com bons olhos voos internacionais. Nos próximos quatro anos, deve entrar na América Latina com ações em esporte. Cogita ainda entrada em outras áreas, como digital e publicidade. “Temos até 2017 para ser grandes”, brinca Vianna. Com 11 anos, o Latin soma quatro empresas: a Latin Promo foi a terceira a nascer, antecedida pela Latin benefit, braço para ações sociais cujas doações chegaram a R$ 400 mil.
A última empresa foi a Latin Eco, criada em 2010, que investe em sustentabilidade e ambiente. Para complementar o discurso, a Eco é a responsável pela neutralização da emissão de gases dos 35 eventos esportivos realizados pelo grupo, mudou as sacolas de plástico para pet e as medalhas agora em alumínio retornável, um investimento calculado em R$ 400 mil para este ano.
por Marcos Bonfim