La Roche-Posay, Vichy, SkinCeuticals, CeraVe e a plataforma DermaClub são as marcas da L’Oréal Cosmética Ativa empenhadas hoje em democratizar o acesso à dermatologia, além de lutarem para banir os estigmas ligados às doenças de pele, que ainda insistem em deixar cicatrizes profundas na autoestima das pessoas. Beleza e saúde são os temas da conversa que o PROPMARK teve com Roberta Sant’anna, diretora da L’Oréal Cosmética Ativa. A executiva ainda falou sobre o investimento crescente na digitalização e omnicanalidade para alcançar 50% de vendas no e-commerce.
Como pretende democratizar o acesso à dermatologia no país?
A L’Oréal Cosmética Ativa inaugurou o mercado dermocosmético no país nos anos 2000, utilizando a sua força para aumentar a conscientização sobre a importância da saúde aliada à beleza e fomentar os cuidados preventivos e corretivos, além de romper com padrões estéticos, trazendo mais informação para a população, representatividade, diversidade e inclusão. Contamos com marcas dermatológicas complementares, que ocupam posições de liderança como La Roche-Posay, Vichy, SkinCeuticals, CeraVe e a plataforma Dermaclub, que oferece a melhor experiência digital nos cuidados com a saúde da pele e cabelos. Somos os maiores parceiros da dermatologia no Brasil. Uma das nossas principais frentes é o protagonismo social. Atuamos para transformar vidas por meio de projetos como o Tour de Combate ao Câncer da Pele, realizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Na última década, atendemos 22 mil pessoas e realizamos mais de dois mil diagnósticos de câncer da pele. Para 2022, vamos acelerar esse processo com a implementação da tecnologia de telemedicina, que será um grande legado para o projeto.
Quais são os principais tabus das doenças de pele?
Atualmente, dois bilhões de pessoas sofrem de problemas de pele no mundo. Este número é impressionante e amplamente desconhecido. Estudos mostram que os problemas de pele podem afetar a qualidade de vida, o bem-estar, a autoestima e as interações sociais. Tenho orgulho de ser a porta-voz no Brasil da campanha Muito mais do que pele, lançada neste ano pela La Roche-Posay com o objetivo de conscientizar sobre os impactos físicos e mentais provocados pelas doenças de pele. Muita gente ainda acredita que doenças como acne, dermatite atópica e outras condições de pele são contagiosas ou fruto da ausência de hábitos de higiene. Ainda existe bullying em torno de questões como cravos e espinhas, que são tão comuns e podem causar um impacto no emocional, na rotina e qualidade de vida. A falta de sono, a baixa autoconfiança, a ansiedade e a fobia social são alguns dos impactos. Outro fator relacionado à acne severa é a dor física que a inflamação das espinhas provoca. E muitas pessoas são julgadas, não apenas pela sua aparência, mas também pelas cicatrizes que ficam no rosto. E é por isso que estamos aqui, para promover uma mudança positiva e necessária, reforçando a mensagem de como a conscientização e os cuidados com a saúde da pele transformam vidas. Todos têm um papel a cumprir nessa luta por uma vida melhor.
Como lidar com as questões que envolvem inclusão?
Quanto mais diverso é o time, mais a gente se desenvolve como pessoas, seres humanos e equipe. Procuro promover conversas que ajudem a desconstruir tabus e uso a minha liderança para aplicar o que eu realmente acredito. E isso envolve a ampliação da diversidade e a inclusão tanto no ambiente corporativo, quanto fora dele. Investimos em práticas de recrutamento mais humanas, inclusivas, ágeis e conectadas com as necessidades e, assim, conseguimos trazer perfis não só mais diversos, mas que trarão também mais criatividade, inovação e colaboração para os times. Para cumprir essa missão, a diversidade precisa estar espelhada em nossos times. Precisamos ter equipes com pessoas de diferentes origens, personalidades e gêneros.
Quais as dificuldades que enfrentou até chegar no cargo que ocupa hoje?
Ser uma líder mulher é desafiador por princípio. É preciso ter habilidade para realizar multitarefas e ter uma visão transversal na vida pessoal e nos negócios. Muitas vezes, as ações das mulheres são julgadas. Se demonstramos muita força, passamos a imagem de sermos autoritárias. Se demonstramos nossas vulnerabilidades, podemos ser consideradas fracas. Ao longo da minha carreira, compartilhei de muitos medos, que até hoje percebo em outras mulheres, como o fato de não saber como a empresa iria reagir diante de uma gravidez ou, ainda, como poderia conquistar o meu espaço em um ambiente no qual ainda havia poucas mulheres na liderança. Por isso, a minha vinda para a L’Oréal foi tão importante. Eu fui contratada grávida da minha primeira filha e, dois anos depois, na gravidez da segunda, fui promovida. Isso é uma mensagem muito forte para o mundo corporativo. Tenho muito orgulho de ser L’Oréal e da visão que compartilhamos relacionada ao empoderamento feminino. Por aqui, temos uma liderança bastante equilibrada em relação a gênero. Mais da metade dos nossos cargos de liderança são ocupados por mulheres. No Brasil, temos 53% de mulheres no quadro de liderança e 64% no nosso quadro funcional.
Empoderamento feminino é discurso ou preocupação real?
A diversidade tem de ser vista como prioridade estratégica. Nos últimos anos, há uma crescente valorização da liderança feminina dentro da L’Oréal com plano de sucessão considerando perfis femininos para posições-chave e plano de treinamento. Neste ano, desenvolvi uma parceria inédita com o Todas Group, plataforma digital de impulso profissional feminino, que une neurociência à prática da vida real como metodologia proprietária. Tive a honra de ser a primeira liderança executiva no país a firmar uma parceria para conceder acesso total e gratuito a 500 colaboradoras da L’Oréal à plataforma.
Quais orientações deixa para as meninas seguirem suas carreiras?
Apenas sabendo para onde queremos ir é que se torna mais fácil traçar o nosso caminho. Não esperem que alguém defina por você qual será seu próximo passo. Saiba onde você quer chegar e corra atrás desse objetivo. É completamente natural sentir frio na barriga diante de certas situações. Os momentos de receio e insegurança podem ser utilizados para que tenhamos mais força. E, claro, lembro sempre sobre a importância de valorizarmos a jornada. Ela é mais importante do que o destino final. Se a gente chega no fim dessa caminhada cansada, sem ter aproveitado, sem ter celebrado, no final, a gente vai olhar e pensar: “Pra que serviu tudo isso?”. Por isso, sempre digo: curta cada momento e etapa da construção de quem você vai ser amanhã. Afinal, você é CEO da sua vida.
O que é beleza para você?
A beleza é uma força que move o mundo e está intimamente ligada à saúde. Acredito que a saúde é o futuro da beleza.
Quais são os parceiros de comunicação e mídias prioritárias?
Contamos com muitos envolvidos em diversas áreas relacionadas a comunicação, relações públicas, mídia e publicidade. Dentre eles, destaco a FSB Comunicação, responsável pela assessoria de imprensa do grupo L’Oréal no Brasil, e as empresas Nova Comunicação, Mynd8 e Samy Road, que atuam principalmente nas ações relacionadas a marketing de influência da L’Oréal Cosmética Ativa, enquanto a Dojo nos apoia na parte de mídia e publicidade. Investimos cada vez mais na digitalização e ominicanalidade, integrando canais e plataformas importantes para aumentar a proximidade com os consumidores e fomentar a dermatologia, oferecendo informações seguras, opções de entretenimento, suporte emocional e conteúdo customizado. A transformação digital, que já fazia parte da estratégia antes mesmo da pandemia, foi acelerada nos últimos dois anos. O Grupo L’Oréal quer se tornar a maior beauty tech do mundo, atingindo 50% das vendas no ecommerce.
Como a comunicação da marca vem evoluindo?
A comunicação é fundamental para o nosso crescimento sustentável e ela reflete nossos pilares estratégicos: pessoas, sustentabilidade, tecnologia e inovação. Cada marca da divisão possui um posicionamento próprio. Mais do que divulgar produtos, queremos ampliar a conscientização sobre a importância da dermatologia. Valorizar a pluralidade também é fundamental para combater preconceitos e romper padrões estéticos inatingíveis. A pluralidade é o caminho para construir uma empresa ainda mais disruptiva e inovadora. Trabalhamos para trazer cada vez mais representatividade em nossas iniciativas internas e externas.
O que a empresa faz para ajudar na preservação do meio ambiente?
Através do programa L’Oréal Para o Futuro, temos metas de redução de impacto até 2030. A estratégia de desenvolvimento sustentável é construída em três pilares: transformar os negócios respeitando os limites planetários, empoderar o nosso ecossistema, e contribuir nos desafios da sociedade. Já trabalhamos com 100% de eletricidade renovável de fontes eólicas em todas as unidades em parceria com a Engie. Até 2025, o grupo compromete-se a ser carbono neutro em todas as suas instalações. Também reduziremos as emissões de gases do efeito estufa ligadas ao transporte dos nossos produtos em 50%, em média e por produto final, comparativamente a 2016. Até 2030, 95% dos ingredientes que utilizamos serão provenientes de fontes vegetais renováveis ou minerais abundantes e, destes, 100% serão de fontes sustentáveis. Além disso, 100% dos plásticos usados nas embalagens dos produtos serão de fontes recicladas ou renováveis.