No ano do centenário de David Ogilvy, a Ogilvy anuncia o nascimento da agência que leva o primeiro nome de seu fundador. Com operações em São Paulo e Buenos Aires – e possivelmente, ainda em 2012, em Nova York – , a David será comandada por Fernando Musa, ceo da Ogilvy & Mather Brasil, Gaston Bigio, diretor regional de criação da rede para a América Latina; e Anselmo Ramos, vice-presidente de criação da Ogilvy & Mather Brasil.

Segundo Musa, a ideia da agência surgiu de uma conversa dos três publicitários no último Cannes Lions. “Quando voltamos, conversamos novamente para ver se era aquilo mesmo que queríamos. O negócio fluiu e, em menos de seis meses, estamos com a agência pronta”, afirmou. As sedes brasileira e argentina começam a operar em janeiro próximo.

Para Anselmo Ramos, essa é a consolidação do sucesso que as operações da Ogilvy & Mather em São Paulo e Buenos Aires têm apresentado nos últimos dois anos. “Apesar da América Latina ter uma importância global grande na publicidade mundial, agências daqui, mesmo dentro de uma mesma rede, atuam muito separadas. Quando nós aqui de São Paulo começamos a trabalhar juntos da unidade de Buenos Aires, ambas começaram a crescer, conquistar prêmios e ganhar jobs globais de clientes do grupo. Com a David, iremos acentuar essas características da Ogilvy na América Latina”.

Os três profissionais, mesmo no comando da David, continuam com suas funções na Ogilvy & Mather. A operação brasileira nasce com cerca de 35 a 40 profissionais, que irão se dedicar exclusivamente à nova agência. Porém, ainda não foram divulgados nomes. Nadia Du Bois, até então head of cultural strategy da Ogilvy & Mather, agora assume a função de head of planning dos dois escritórios. Joaquín Cubría e Analía Ríos, dois dos mais conceituados criativos argentinos, deixam a Del Campo Nazca Saatchi & Saatchi para assumirem a direção geral de criação da agência em Buenos Aires.

Presidente do Grupo Ogilvy Brasil, Sergio Amado diz que assim como ele dirige diversos negócios dentro do guarda-chuva do grupo, a David é mais um desses. “Eu e o Luiz Leite, ceo do grupo, teremos influência na nova agência assim como em qualquer outra empresa que pertence à Ogilvy. A empresa, conforme a necessidade e o tipo de trabalho, irá cuidar das contas que a Ogilvy & Mather possui no Brasil e na Argentina. Pode até conquistar clientes novos, caso haja a oportunidade de atuar com algum anunciante que não pode fazer parte da carteira da Ogilvy por conflitos com um concorrente. Porém, a  prioridade é atender os clientes da rede, agregando mais valor criativo na entrega dos trabalhos e até abrindo oportunidades para atuar com ferramentas da comunicação em que nossos anunciantes não utilizam a agência”, ressaltou.

por Daniel Milani Dotoli

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