atualizada às 17h

O Grupo Pão de Açúcar expande estratégia de adoção de marcas transversais em produtos de marca própria. Algumas categorias deixam de levar a marca das bandeiras Pão de Açúcar, Extra e Comprebem e passam a ter personagens licenciados na embalagem. A idéia é ampliar a presença destes itens em todas as redes de varejo. Nesta semana, a empresa colocou nas gôndolas o refrigerante dos Simpsons que substitui os que antes levavam as marcas das bandeiras de supermercados. Cada sabor da bebida é representado por um personagem da família de Springfield. O produto começa a ser comercializado em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Este tipo de ação ganha musculatura na Páscoa com o oferecimento de 21 itens de personagens licenciados – exemplo dos ovos de chocolate dos Backyardigans, Baby Bratz, Três Espiãs Demais, Velozes e Furiosos, Max Robbits, Bob Esponja e Pequena Sereia. Até a Páscoa do ano passado, determinado tipo de licenciamento era associado ao perfil de cada bandeira, mas agora as marcas próprias de ovos das três bandeiras serão substituídas pelas de personagens licenciados. O primeiro passo dessa estratégia ocorreu em 2007 com o nascimento da linha Taeq.

Ruy Barata Neto