Como o propmark já havia antecipado em abril, o Grupo Totalcom, de Eduardo Fischer, expande sua atuação internacional. A companhia anuncia a compra de participação na Bus Consulting, reconhecida empresa de gestão de marcas que atua em Portugal e Angola, pertencente ao Zenki Group. 

O grupo já atua no mercado português por meio da agência de publicidade Fischer. No país africano, o Grupo está constituindo uma nova empresa: a Fischer+Bus, resultado da associação da Fischer com a Bus Consulting.

A Bus já está em Angola desde 2006, atuando na área de branding (consultoria, planejamento, estratégia de marca, identidade de marca e design). Com a aquisição de parte de seu capital pelo Grupo Totalcom, ela absorve as competências da Fischer, dando lugar à nova Fischer+Bus, uma agência que oferecerá soluções de propaganda e comunicação integrada à consultoria e gestão de marcas. 

Já fazem parte da carteira de clientes da Bus no país africano empresas como a Endiama (empresa nacional de diamantes); Escom, do Grupo Espírito Santo (um dos maiores investidores privados do país); Grupo Gema (atua com construção, banco, comércio, entre outros setores), Angola LNG (gás natural) e Mundial Seguros, entre outras.

O lançamento da Fischer+Bus Angola marca também a chegada do grupo brasileiro a um terceiro continente, depois da América e Europa. A operação européia da Totalcom começou em novembro de 2006, com a inauguração da Fischer Portugal, que hoje atende clientes como TMN (maior empresa de telefonia móvel de Portugal), Central de Cervejas – Sagres (líder do mercado cervejeiro depois de 20 anos na vice-liderança) e CTT (a empresa dos Correios).

Em Portugal, Fischer e Bus também fundem suas operações num negócio que já nasce com receita superior a 5 milhões de euros e a mesma oferta de serviços integrados.  Com talentos complementares e clientes não-conflitantes, as duas empresas passam a atuar em uma única estrutura, sob liderança do ceo Pedro Vaz, que até então ocupava o mesmo cargo na Bus Consulting. Entre os clientes que vêm da Bus, empresas como a multinacional de bebidas Pernod Ricard, Caixa Geral de Depósitos (o maior banco de Portugal), Sony e Oriflame (marca de cosméticos líder do mercado de venda porta a porta).

“Estamos turbinando a nossa atuação já bem sucedida em Portugal e dando um primeiro passo importante em Angola, onde vejo grandes oportunidades de crescimento a médio e longo prazo”, diz Eduardo Fischer, presidente e controlador do Grupo Totalcom. “Montamos uma plataforma de negócios para atender mercados que estão em três continentes diferentes mas que falam a mesma língua e estão cultural e historicamente ligados”, completa.

Pioneiro no processo de internacionalização entre as empresas brasileiras do setor publicitário, o Grupo Totalcom reúne hoje 10 empresas na área de comunicação e serviços de marketing, que atendem a mais de 200 clientes e empregam cerca de 500 pessoas. No Brasil fazem parte do Grupo a agência Fischer+Fala!, TOD (serviços de marketing integrados), a BG Interativa (digital) e a TEN (consultoria e auditoria de marca). O Grupo Totalcom está também na Argentina, atuando nos segmentos de propaganda e comunicação integrada (Fischer Argentina) e marketing promocional e eventos (Smash).