Itaú volta ao ranking no lugar de Chocolate Bis

Apesar de concentrarem cerca de 70% de todas as interações com consumidores no mês de março, as dez marcas mais engajadoras nas redes sociais – Guaraná Antarctica, Skol, Brahma Futebol, Hotel Urbano, L’Oréal, Claro Brasil, Lacta, Cerveja Bohemia, Trident Brasil e Itaú, nesta ordem – vêm perdendo força no que diz respeito ao número de interações. Segundo dados do indexSocial – ferramenta criada pela Espalhe Marketing de Guerrilha que mede a performance das marcas no Facebook, Twitter e YouTube –, embora o share de engajamento desse grupo mantenha-se constante em níveis percentuais, o número absoluto de interações vem caindo desde dezembro.

Em março, apenas o Itaú volta ao ranking dos dez perfis com mais fãs, seguidores ou assinantes, enquanto Chocolate Bis, que ocupava o 10º lugar, sai da disputa. Se por um lado as líderes perdem interações, as redes sociais como um todo observam um ritmo constante de crescimento de audiência de 8% ao mês, o que significa um aumento de 45% nos últimos seis meses. Esses números foram impulsionados por 100 marcas que representam 80% da audiência.

Na avaliação de engajamento, que mostra a interação entre os consumidores e as marcas, os segmentos de bebidas e moda dominam a análise por três meses consecutivos. Arezzo, Use Huck, Lojas Renner e Melissa aparecem em março junto a outras quatro marcas relacionadas ao universo da cerveja: Skol, Brahma, Stella Artois e Brahma Futebol, além de uma marca de outra categoria de bebida alcoólica, Jack Daniels. A Azul Linhas Aéreas merece destaque por ser a única marca no Top 10 fora desse contexto, aparecendo pela primeira vez no ranking.

Algumas marcas presentes no ranking de engajamento também aparecem entre as dez maiores em share de engajamento, que mostra o quanto cada uma representa diante do total de interações dos consumidores nas redes sociais. São elas Brahma Futebol, Use Huck, Skol, Arezzo, Melissa e Stella Artois Brasil. Também estão no ranking Guaraná Antarctica, Hotel Urbano, Lacta e Dafiti. Vale citar que Use Huck e Dafiti são as marcas novatas na lista, ocupando o lugar de Cerveja Bohemia e Chiclets, que não apareceram entre as dez maiores em share de engajamento em março.

O indexSocial também faz avaliações por categorias e, em março, vale ressaltar as movimentações do mercado financeiro e do setor de restaurantes. O McDonald’s, por exemplo, que ocupa a 17ª posição no ranking geral de audiência, é líder absoluto em março quando avaliado junto aos concorrentes Burger King e Habib’s. Já entre os bancos, o Bradesco, que ocupa a 136ª posição em engajamento, conseguiu a liderança entre os players de seu mercado no mês de março.