O primeiro marco do novo mandato do publicitário Luiz Lara – reeleito na última sexta-feira (29) para presidir a Abap (Associação Brasileira das Agências de Publicidade) até 2013 – será o lançamento neste mês de maio do Guia de Melhores Práticas para contratação de agências de publicidade por empresas anunciantes em concorrências.

O conteúdo do documento será submetido a teste durante seis meses nos mercado de São Paulo e Rio de Janeiro. Sua elaboração teve a participação de Luiz Lara, que também preside a Lew’LaraTBWA, Dalton Pastore (presidente do conselho superir da Abap) e do jurista Paulo Gomes de Oliveira Filho (Abap) com a consultoria do professor Antonio Jesus Cosenza, da Fundação Getúlio Vargas.

O jurista Paulo Gomes de Oliveira Filho participou da formulação do documento

O tema sobre ética concorrencial teve discussão acalorada no IV Congresso Brasileiro de Publicidade em julho 2008 e comprometimento definitivo na sétima edição do Ebap (Encontro Brasileiro das Agências de Publicidade) em abril de 2010 no Rio de Janeiro quando o publicitário Alexandre Gama, presidente da Neogama/BBH, protocolou o documento “Proposta de regras para as agências associadas à Abap”, sugestão anexada à Carta do Rio de Janeiro.

“Vamos lançar o Guia de Melhores práticas para as concorrências para as concorrências privadas buscando, junto às agências associadas à Abap, a aceitação de boas práticas nas concorrências privadas. Faremos inicialmente um período de experiência de seis meses nos capítulos de São Paulo e do Rio de Janeiro. Vamos realizar no segundo semestre um seminário pela liberdade de expressão comercial com a ativa participação Frente Parlamentar de Comunicação comandada pelo Deputado Milton Monti (PR/SP). E sempre respeitando o Código de Ética do Conar (Conselho Naciopnal das Normas-Padrão)”, relatou Lara.

por Paulo Macedo

Abap Nacional
Confira a seguir a diretoria completa da segunda gestão de Lara na Abap e os presidentes de capítulos e respectivos diretores.

Presidente: Luiz Lara (Lew, LaraTBWA); vice-presidente de relações institucionais: Armando José Strozenberg (Euro RSCG Contemporânea); vice-presidente de relações governamentais: João Roberto Vieira da Costa (Nova S/B Comunicação);  vice-presidente de gestão de agências e relações com o mercado: Antônio Lino Pinto (Talent Comunicação); vice-presidente de assuntos regionais: Antônio João Carlos F. D’Alessandro (DCS Net); diretor para assuntos legais: Antônio Martins Fadiga (Fischer + Fala!); diretor de relações interassociativas: Otto de Barros Vidal Júnior (PPR – Profissionais de Publicidade Reunidos); diretor administrativo financeiro: Paulo Zoega Neto (QG Comunicação); diretor regional sudeste:Clóvis Speroni (Agência 3 Comunicação); diretor regional nordeste: Severino C. Queiroz Filho (Ampla Comunicação); diretor executivo: Decio Vomero. A Comissão Nacional de Sustentabilidade é formada pelos diretores Hiran Castello Branco (Giacometti Comunicação) e Roberto Hilton da Silva (JBis Propaganda).

 
Diretorias eleitas para os capítulos da Abap:

ALAGOAS
Presidente: Hermann Fernandes (Chama Publicidade); diretora de relações interassociativas; Patrícia Lavenère (Artecetera Comunicação Integrada); diretor administrativo financeiro: Ramatis Haywanon (Six Propaganda).

AMAZONAS
Presidente: Edson Gil (Oana Publicidade); diretor de relações interassociativas: Warly Bentes Pontes Júnior (VT4 Comunicações); diretor administrativo financeiro: Geraldo Ribeiro (Tape Publicidade).

BAHIA
Presidente: Renato Ângelo Pereira Tourinho (Agência Única Comunicação); diretor de relações interassociativas: Moacyr (Ideia 3 Comunicação); diretor administrativo financeiro: Clóvis Eugênio Lessa de Lima (SLA Propaganda); diretor de relações com o mercado: José Américo Araújo Neto (Vinte e Dois Publicidade)

CEARÁ
Presidente: Eduardo Odécio Camelo de Almeida (Síntese Comunicação & Marketing) diretor de Relações Interassociativas): Fernando Costa (Verve Comunicação); diretor administrativo financeiro: Márcia Cristina Bentes Rios Travessoni (333 Propaganda)
 
ESPÍRITO SANTO
Presidente: Fernando Manhães (Prisma Propaganda); diretor de relações interassociativas: José Adilson Lourenço (Artcom Comunicação); diretor administrativo financeiro: Silvely C. Guaitolini Breciani (A4 Publicidade)

GOIÁS
Presidente: Zander Campos da Silva Júnior (Cannes Publicidade); diretor de relações interassociativas: Marco Antônio de Pádua Siqueira (AMP – Agência Multiface de Propaganda); diretor administrativo financeiro: Wilson Rodrigues de Sousa (DMW Propaganda) 

MARANHÃO
Presidente: Vanda Maria da Silva Torres (VCR Comunicação e Marketing); diretor de relações interassociativas:Daniel Rodrigo Reis Caracas (Phocus Propaganda e Marketing);  diretor administrativo financeiro Paulo Henrique Memória Mendonça (712 Propaganda e Marketing)

MINAS GERAIS
Presidente: Alexandre Moreira (Dezoito Comunicação); diretor de relações interassociativas: Adriana Machado (Tom Comunicação); diretor administrativo financeiro: Marcone Procópio (Reciclo Propaganda); diretor de relações com o mercado: Fernando Campos (Solution Comunicação)

PARÁ
Presidente: Pedro Cruz Galvão de Lima (Galvão Propaganda); diretor de relações interassociativas: Célio Pessoa Sales Filho (DC3 Comunicação); diretor administrativo financeiro: Orly da Costa Bezerra (Griffo Comunicação)

PARAÍBA
Presidente: Maximiliano Leal Marques Neves (Máxima Três Comunicação); diretor de relações interassociativas: Expedito de Carvalho Júnior (Antares Comunicação); diretor administrativo financeiro: Luiz Carlos de Lucas Sales (9Ideia Comunicação); diretor de relações com o mercado: Jurandir P. de Miranda (Mix Com Agência de Propaganda)

PARANÁ
Presidente: Ciro Cesar Zadra (CCZ Publicidade e Marketing); diretor de relações interassociativas: Rodrigo Havro Dionísio Rodrigues (Opusmúltipla Comunicação Integrada); diretor administrativo financeiro: Rafael Koza Prezzi (Master Publicidade)

PERNAMBUCO
Presidente: Angelo de Mello Costa Oliveira (Promoaporte Propaganda); diretor de relações interassociativas: Jackson Carvalho de Albuquerque (Intertotal Comunicação); diretor administrativo financeira: Ana Cristina Queiroz (Ampla Comunicação); diretor de relações com o mercado: Giovanni Di Carli (Gruponove Comunicação)

RIO DE JANEIRO
Presidente: Glaucio Binder (Binder Visão Estratégica); diretor de relações interassociativas; Gustavo Carvalho de Oliveira (Giovanni+Draftfcb); diretor administrativo financeiro: Ronaldo Rangel (DPZ Propaganda); diretor de relações com o mercado: Eduardo Luis Fernandez Moncalvo (Staff de Comunicação)

RIO GRANDE DO SUL
Presidente: Airton José da Rocha (Martins e Andrade Comunicação); diretor de relações interassociativas: João Satt (Competence Comunicação); diretor administrativo financeiro: Miguel de Luca (Escala Comunicação); diretor de relações com o mercado: Mauro Dorfman (Dez Comunicação)

SANTA CATARINA
Presidente: Daniel Carlos A. Araújo (D/Araújo Comunicação); diretor de relações interassociativas: Christiane Hufenüssler (CMC Central de Marketing Comunicação); diretor administrativo financeiro: Rosa Senra Estrella (Fórmula Comunicação)

SÃO PAULO
Presidente: Ivan Marques (F/Nazca S&S Publicidade); diretor de relações interassociativas: Julio Cesar Anguita (Babel Publicidade); diretor administrativo financeiro: Paulo Zoega Neto (QG Comunicação)