No filme de Volvo Trucks, Van Damme se equilibra entre dois caminhões da marca

 

Não há comerciais brasileiros entre os favoritos para o Cannes Lions. Pelo menos de acordo com a Gunn Report Sweepstakes, tradicional lista montada anualmente pelo Gunn Report – projeto liderado por Donald Gunn, ex-diretor global de criação da Leo Burnett, que avalia anualmente as agências mais premiadas do mundo os principais festivais internacionais do mercado – para indicar os filmes com maiores chances de Leões no festival.

No ano passado, dois trabalhos brasileiros figuravam no levantamento: “Alma”, da F/Nazca S&S para Leica; e “Brasil 70”, da AlmapBBDO para Volkswagen. “Alma” foi uma das sensações do evento, garantindo um Leão em Film Lions (prata) e quatro em Film Craft (um ouro, uma prata e dois bronzes), porém, “Brasil 70”, muito premiado em festivais regionais, não conquistou prêmios em Cannes – a Almap acabou tendo outro trabalho como filme como destaque: “85 segundos”, para Getty Images, com um bronze em Film e um ouro em Craft.

Este ano, os Estados Unidos novamente lidera a lista, com seis trabalhos, seguidos por Reino Unido, com quatro; Suécia, com três; e Nova Zelândia, com dois. Colocaram um trabalho cada na listagem Argentina, Dinamara, Japão, Malásia e Turquia.

Entre as peças citadas destaca-se “The epic split”, criado pela sueca Forsman & Bodenfors para Volvo Trucks – na qual Van Damme aparece fazendo uma abertura de pernas entre dois caminhões da marca para comprovar a estabilidade dos veículos. A peça, que vem colecionando ouros e Grands Prix em diversos festivais internacionais, é uma das favoritas em todas as listas já publicadas em relação ao Cannes Lions (assista abaixo). Também aparecem no levantamento trabalhos para clientes consagrados no festival como Old Spice, Chipotle, John Lewis, Guinness, Apple e Volkswagen. Confira a lista completa no hotsite do Gunn Report Sweepstakes.