Evento aconteceu na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca (RJ), de forma híbrida (Divulgação)

O HACKTUDO, que reuniu 12 mil pessoas na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro neste ano, confirmou as datas da edição do próximo ano: 7 a 23 de outubro de 2022.

O evento deste ano aconteceu de forma híbrida, nos dias 6 e 7 de novembro, e teve o acesso de mais de 500 mil pessoas nas plataformas digitais.

Na edição presencial, o público pôde acompanhar de perto conferências, corrida de drones, batalhas de robôs e de hóquei, exposições de trabalhos de cultura maker, além de atividades para o público infanto-juvenil. 

“A pandemia acelerou a transformação digital e o festival HACKTUDO foi uma oportunidade para que as pessoas se atualizassem sobre os avanços da tecnologia e, ao mesmo tempo pudessem se entreter, dentro da realidade do “novo normal”.  Esperamos que, em 2022, possamos fazer uma nova edição do festival para que possamos celebrar, sem barreiras, o futuro!”, afirmou Miguel Colker, diretor e um dos idealizadores do festival.

O evento contou com a presença de patrocinadores, que ficaram responsáveis pelas atrações do festival. A Norsul foi a patrocinadora da corrida de drones, a HackDrone, que recebeu 16 participantes que concorreram a prêmios de 10 mil reais.

A Petrobras foi a patrocinadora da Hack Conference, que trouxe especialistas do mercado para debater sobre temas como metaverso, 5G, economia circular, sustentabilidade, tecnologia de dados, diversidade, arte, empreendedorismo etc. Ao todo, foram 17 painéis de 40 profissionais como Claudia Woods (CEO da WeWork Latin America), Andries Oudshoorn (CEO da OLX Brasil), João Pedro Paes Leme (CEO da Play 9), Deborah Colker (Cia de Dança Deborah Colker), Carolina Rocha Campos Pires (Gerente de Cultura Organizacional da Petrobras), Gustavo Martins (Editor Chefe do Porta dos Fundos) e Rafael Coimbra, editor executivo do MIT Technology Review Brasil.

Os hackathons, que deram origem ao evento, aconteceram de forma virtual neste ano, entre os dias 15 e 24 de outubro e distribuíram mais de R$ 100 mil em premiações.

O evento foi apresentado pelo Ministério do Turismo, Prefeitura do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura e teve o patrocínio master da Clear Corretora, Petrobras e do Governo Federal. Patrocínio do BNY MELLON, OLX Brasil, M4U, Escola Parque e Delloite.

O HACKTUDO também contou com o co-patrocínio da Oliveira Trust, Brunel, Kasznar Leonardos, EDS – Extreme Digital Solutions e Norsul. Apoio da Dataprev, GL Events, Domingues e Pinho Contadores, Ternium, Delphos, Gazeus Games e Prill Tecnologia. Realização da Araucária Agência Cultural, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.