Começa a ser veiculada neste fim de semana a nova campanha internacional de Havaianas, idealizada pela AlmapBBDO e chamada de “Recortes Brasileiros”. Os três anúncios criados pela agência serão veiculados em mais de 60 países, inclusive Brasil

Das peças de página dupla “saltam” ícones reconhecidos da cultura brasileira misturados a diversas imagens, entre elas as multicoloridas sandálias Havaianas, nos modelos Top e Brasil. “Recortes Brasileiros” só não será veiculada nos Estados Unidos, para onde foi produzida uma campanha especial das Havaianas Slim e outra para a Top.

Um dos objetivos da ação é reforçar a marca Havaianas em diversos países, levando ao público jovem seus valores – simplicidade, alegria e irreverência – e o estilo de vida descontraído e bem-humorado dos brasileiros.

O primeiro anúncio veiculado no Brasil, homenageia a cantora e atriz luso-brasileira Carmen Miranda, cujo centenário está sendo comemorado em 2009. Outro destaca o futebol, uma verdadeira paixão nacional. E a última peça fala de literatura popular, artesanato e religiosidade brasileiras.

“Utilizamos símbolos brasileiros sem recorrer apenas aos estereótipos. Os clichês são verdadeiros, mas nem sempre são autênticos. Por isso, preferimos trabalhar com símbolos realmente autênticos, assim como as Havaianas. Pesquisamos elementos universalmente brasileiros e outros que não são tão conhecidos para criar um mosaico composto pelo óbvio e pelo cult”, explica Marcello Serpa, sócio e diretor geral de criação da AlmapBBDO.
 
O hotsite www.recortesbrasileiros.com.br completa a campanha, com detalhes, curiosidades e imagens da cultura brasileira. A página estará no ar em maio.