A partir desta segunda-feira (2), Gabriel Saénz de Buruaga e Anthony Rhind assumem como ceos mundiais do Havas Digital. Ambos dividem a função que era exercida pelo executivo Don Epperson, que deixa a empresa para se dedicar a projetos pessoais. “Foi um grande gestor, responsável por grandes mudanças e pela formação de uma equipe incomparável que continuará seu trabalho”, disse Fernando Rodés, ceo do grupo francês Havas.
Buruaga e Rhind chegam a esse posto após atuarem, respectivamente, como diretor global de operações e diretor de estratégia do próprio Havas. Buruaga ingressou na agência em 2005 após trabalhar como consultor na Europraxis. Já Rhind chegou ao Havas Digital em 2001 e foi responsável pelo desenvolvimento de importantes produtos e serviços, como o Artemis, sistema de gestão e medição de campanhas de marketing digital. “É um momento muito excitante para se trabalhar com marketing de serviços, já que pontos primordiais digitais tornaram-se mais fundamentais para o comportamento do consumidor”, disse Rhind.
A gestão dos executivos estará focada na expansão de novos produtos e serviços aos clientes e no desenvolvimento de novas áreas de negócio.
Segundo Rodés, a nomeação dos dois profissionais é uma importante decisão a favor do crescimento do grupo no mundo todo. “Com experiências diferentes, Gabriel e Anthony contribuíram para que a administração de Epperson alcançasse um crescimento representativo”, disse.
Os executivos acreditam que a nomeação de dois profissionais para o cargo, antes ocupado por apenas uma só pessoa, trará bons resultados para a agência. “Gabriel e eu fazemos parte do time sênior global há anos, respectivamente como coo e cso, e nós estamos muito alinhados em termos do que acreditamos que a organização pode e deve fazer nos próximos anos. A decisão do Havas em nos indicar para ceos reflete o compromisso deles em dar continuidade à estratégia. Nós acreditamos que a velocidade do mercado é a chave para uma competição vantajosa. Conjuntamente, Gabriel e eu podemos assegurar que desenvolvemos novas linhas de produtos e trazemos para nosso mercado global o benefício máximo do negócio”, comentou Rhind.
A nomeação de Rhind e Buruaga avaliza a estratégia de continuidade da companhia, segundo Ricardo Reis, diretor do Havas Digital para a América Latina. “Eles terão o foco maior nisso: ceos partícipes dessa estratégia e o desafio será expandir os negócios”, opinou Reis.
Crescimento
Apesar da crise econômica, os novos ceos não temem o abalo econômico. “A crise econômica é um assunto importante para todos nós, tanto profissionalmente quanto pessoalmente por meio das nossas operações. Nós não sentimos o impacto da crise em nosso negócio, nem no comportamento do consumidor”, afirmou Buruaga.
Reis disse que o crescimento orgânico do Havas Digital permanece neste ano. No ano passado, a empresa teve um crescimento de 70%. Para 2009, a expectativa de crescimento das operações é de 40% e do mercado será entre 20% a 30%.
No Brasil, o Havas Digital está presente com as filiais das agências Media Contacts (publicidade online) e Mobext (mobile marketing). A filial brasileira é a maior unidade da América Latina e a quinta maior globalmente.
por Maria Fernanda Malozzi