Trazer para o Brasil um nível de serviço que não existe aqui e começar a crescer imediatamente são os objetivos do novo sócio da Hello, Maurício Tortosa, que assumiu o cargo de presidente e ceo (chief executive officer) na agência na última quarta-feira (4). Com a chegada de Tortosa, Suzana Apelbaum assume o cargo de cco (chief creative officer) e Alexandre Santos ganha o de cto (chief technology officer). Os dois vão se reportar a Tortosa.
“Meu forte é gestão. Sou um manager. E faço gestão de negócios na internet”, disse Tortosa, que não economizou elogios para seus sócios. “Suzana Apelbaum é uma das maiores criativas do mundo hoje. Ela podia trabalhar em Tóquio, em Cingapura, em Londres, em Paris, em Nova York… Até pelo histórico dela. E Alexandre Santos é uma das pessoas que mais entendem de tecnologia no Brasil. O conhecimento dele é quase obsessivo”, acrescentou.
A primeira tarefa de Tortosa na Hello será fazer o plano de negócios da agência para os próximos três anos. “A minha expectativa é de continuar o sucesso da Hello. Vão acontecer mudanças positivas, vamos crescer, contratar, mexer bastante com o mercado”, contou. A intenção do executivo é começar as mudanças imediatamente. As contratações já começam nos próximos 60 dias. “Para eu conseguir fazer essa transformação e trazer esses serviços para o Brasil, preciso fazer um realinhamento”, completou.
“Vamos contratar talentos para ajudar a construir a agência. Muitos já existem internamente. É uma agência que vai ter muitas oportunidades e o mérito vai ser recompensado”.
De acordo com Tortosa, esse seu primeiro ano de trabalho será usado para “colocar ordem na casa”. A intenção é se preparar para expandir e, em 12 meses, estar pronto para crescer. Entender o potencial da conta, o que está acontecendo no mercado brasileiro, quais serviços vamos lançar primeiro, quais recursos temos, quais processos vamos implementar”.
Em 2011, ele tem a intenção de já ter transformado a Hello em uma agência de referência mundial, que coloca São Paulo no mapa. “Esse é o projeto da nossa vida. É isso que eu vim fazer”, afirmou. “Eu vim correr a maratona, não os cem metros”, acrescentou.
Tortosa traz muita experiência em internet para a Hello. “Tive a oportunidade de ver o desenvolvimento da internet ao redor do mundo, o que existe de mais inovador em gestão e em negócios, além do advertising. Essa visão global é um patrimônio muito grande para o grupo. A segunda grande contribuição é ter participado de reuniões estratégicas da Microsoft e saber para onde vai a tecnologia no curto, médio e longo prazo”, disse.
Parceria
O novo sócio da Hello contou que o namoro com o Grupo ABC começou há muito tempo. “Posso dizer que começou em 1996, quando conheci essas pessoas, trabalhando na McCann. É um histórico de muitos anos de relacionamento”, disse. Na verdade, após um período de conversas, os preparativos para a sua chegada à sociedade começaram efetivamente em novembro do ano passado, quando ele começou a preparar sua saída da Microsoft em Nova York, onde tinha o cargo de global field enablement manager. “Como tinha um cargo mundial, era diretor de um time internacional, que inclui Américas, Europa e Ásia, eu precisei de 60 dias para fazer essa transição”, contou.
Tortosa, que trabalhava há três anos nos Estados Unidos, conta que não tinha vontade de voltar ao Brasil a menos que fosse para se integrar ao Grupo ABC. “Eu acho que essas são as pessoas mais inteligentes do Brasil dentro desse mercado. Sergio Queiroz, Guga Valente, Nizan Guanaes, Bazinho Ferraz… Eu não tinha porque voltar para o Brasil, mas sempre disse que só voltaria para trabalhar com essas pessoas. Pela capacidade, pelo investimento, pela inovação”. Tortosa destacou que em nenhum dos outros países do BRIC há um grupo de comunicação como o ABC.
por Cristiane Marsola