O pedestal vazio
O Festival de Cannes de 2009 começou mais cedo na DM9. Foi em julho de 2008. Sergio Valente, presidente da agência, desceu ao térreo e lá colocou um pedestal vazio ao lado dos outros imponentes pedestais que guardam uma parte da história da agência no festival. Naquela época eram três Leões de Agência do Ano e dois GPs. O pedestal vazio, intimidador, ao lado daqueles outros pedestais era um convite, um desejo e um desafio que o Sergio impôs a todos naquele momento.
– Quero um Leão de Agência do Ano em 2009.
Pombas, ganhar um Leão já é foda. E ele está querendo um de Agência do Ano? É isso mesmo? Era.
Os meses foram passando e o que mais marcou aquele ano de 2009, pelo menos para mim, foi a constatação de que nada havia mudado apesar daquele pedestal filho da puta. Continuamos a trabalhar pra cacete, desafiando a nós mesmos e a toda equipe, em todos os departamentos, a pensar mais e melhor a cada job. A grande diferença talvez tenha sido o foco. Estávamos mais focados, mais disciplinados, mais organizados e obviamente mais incomodados com aquele pedestal vazio. Quem estava lá lembra bem do pedestal nos dando bom dia em todas as manhãs daquele ano.
Rodolfo, Julio, Jahara, Reis, Cassiano, Renata, Rodrigo, Moacyr, Bottas, Gravena, João e eu. Dirigíamos uma criação acima da média, formada principalmente por grandes amigos. Como você sabe, verdadeiros amigos só se conhecem bem depois de comer um quilo de sal com eles. Tenha certeza de que, naquele ano, comemos um quilo de sal por dia. Mas a lembrança dessas pessoas sempre vai ser a mais doce possível. Porque juntos provamos que, para fazer um trabalho de qualidade, você não precisa sofrer. Você precisa ser feliz e fazer seus amigos felizes.
Chegou o festival e fomos todos para Cannes. Quase todos mesmo. Aquela parecia ser a maior delegação da história da DM9. Talvez fosse. Todo mundo queria ir para Cannes. Até hoje ainda acho que todos nós, inconscientemente, já sabíamos o fim da história.
Já em Cannes, os dias foram passando e os Leões chegando. Se não me engano teve Leão para o Terra Viagens, Latin Stock, Fedex, WWF, Saxsofunny e Cia. Athletica.
Durante um coquetel oferecido pela DDB comandado pelo Bob Scarpelli, o Arício – sempre o Arício – e a espetacular e imprescindível Fabiana Antacli comentaram conosco sobre como estava a pontuação da DM9 até aquele momento comparada com as outras agências nas primeiras colocações. A gente podia ganhar. Se pintasse mais um Leão, podíamos realmente encher aquele pedestal vazio. Faltava só a categoria de filmes.
Intervalo.
Resolvi dar um tempo naquela tensão toda e levei minha mulher para Saint-Paul de Vence. Para quem não conhece, Saint-Paul de Vence é uma cidade medieval onde o tempo passa na mesma velocidade da bocha que lá é jogada diariamente entre uma taça e outra de vinho. Fernanda e eu estávamos andando pelos corredores da cidade quando toca o meu celular.
Fim do intervalo.
Era o Jahara avisando que o filme “Rato”, para Tok&Stok, estava no shortlist. Passaram mais alguns minutos e o celular toca novamente. Era Fabiana Antacli dizendo que o Sergio estava nos chamando para jantar naquela boate no fim da praia, que não lembro o nome. Ele queria me tirar da confusão da cidade daquele momento e me levar para longe. E conseguiu. A noite foi um alívio no meio da tensão do festival.
Era quinta-feira, dia 25 de junho de 2009. Uma data impossível de esquecer porque o DJ tocou Michael Jackson a noite inteira. Fui até pedir uma coisinha diferente para ele que, sem tirar o headphone da cabeça, falou:
– It is a tribute to MJ. He died.
– Cumequiê?, perguntei num francês fluente.
Fiquei chocado, mas não tendo mais o que fazer, fomos dançar para homenagear o MJ.
No dia seguinte, o boato de que o “Rato” havia realmente ganhado um Leão estava cada vez mais forte e a confirmação veio rápida. Era de bronze. E eram os pontos que faltavam. Junto com a notícia, formou-se uma aura em torno de nós. Aqui no Brasil, só o pessoal da AlmapBBDO, da F/Nazca e da Ogilvy entendem perfeitamente qual a sensação a que me refiro.
Subimos ao palco do Palais no dia 27 de junho de 2009. E o nome da DM9DDB estava lá eternamente escrito na história do Festival para todo o mundo ver.
O pedestal estava cheio.
Obrigado, Sergio.
*diretor de criação da Publicis Red Lion