Café da manhã com Sorrell

No ano de 2010, o Cannes Lions divulgou a primeira edição de uma campanha chamada “Great stories starts in Cannes” (na tradução livre, “Grandes histórias começam em Cannes). Idealizada pela própria organização do Festival, a iniciativa teve como objetivo capturar as muitas histórias curiosas e inusitadas dos principais nomes do mercado mundial de comunicação, e que ocorreram durante o festival.

A campanha ganhou sua segunda edição no ano passado e, desde então, apresentou relatos de personalidades importantes do setor publicitário mundial, como John Hegarty (BBH), Nick Brien (McCann Worldgroup), Fernando Vega Olmos (JWT), David Droga (Droga5), Dana Anderson (Kraft Foods) e Martin Sorrell, CEO (Chief Executive Officer) do WPP Group. E é justamente com ele que a minha “grande história” com o Festival de Publicidade de Cannes começa.

Quando vi pela primeira vez a campanha “Great stories starts in Cannes”, há três anos, e li alguns dos fatos curiosos que ocorreram durante o evento, imediatamente me veio à cabeça uma boa história que aconteceu comigo em 2009, primeiro ano em que estive em Cannes, participando do festival. O chefão do WPP, Martin Sorrell, liderava o Cannes Debate, grupo de discussão entre as pessoas mais influentes do mundo dos negócios, lançado em 2005. Ao lado de líderes globais do marketing, tais como Marc Pritchard, GMO (Global Marketing Officer) da P&G; Mary Beth West, vice-presidente executiva e CMO (Chief Marketing Officer) da Kraft Foods Inc.; e Mary Dillon, vice-presidente executiva e CMO do McDonald’s, Sorrell falou sobre a recessão econômica.

Naquela discussão, pudemos acompanhar as percepções de três dos mais poderosos departamentos de marketing do mundo sobre como eles estavam administrando as suas empresas e serviços. Na apresentação de Sorrell, ouvimos sua análise de como a crise estava afetando o mercado publicitário, e de que maneira o futuro do nosso setor estava sendo moldado por ela.

No final da apresentação, Sorrell fez um convite a todos os participantes. Ao anunciar o endereço de seu e-mail, disse que estava disposto a responder eventuais dúvidas sobre o conteúdo da discussão que comandou no Palais des Festivals. Fiquei muito interessado pela oportunidade e iniciativa. De lá da plateia, anotei o e-mail do líder do WPP e decidi encaminhar uma mensagem. No texto, fiz uma breve apresentação e perguntei se ele teria disponibilidade e interesse em conversar sobre o mercado publicitário brasileiro.

A verdade é que mandei este e-mail sem ter muitas expectativas de resposta. Acredito que esta minha percepção esteja um pouco relacionada com a dinâmica do mercado do nosso país, onde alguns líderes fazem de tudo para conservar uma postura inacessível.

Foi então que, para a minha surpresa, cerca de dez minutos depois de ter encaminhado o e-mail, recebi a resposta de Sorrell me convidando para um café na manhã do dia seguinte.

O resultado dessa história foi muito positivo, tanto para a troca de informações que tivemos quanto para os nossos negócios. Tive um excelente papo com o Martin, que resultou em uma série de conversas com o WPP nos anos seguintes.

Este acontecimento apenas reforçou a minha percepção de que Cannes é realmente um ambiente único e, para quem é proativo e corre atrás verdadeiramente daquilo que deseja, coisas mágicas podem acontecer.

*CEO da SapientNitro iThink