Grandes momentos da pequena propaganda
Dia desses, o propmark me pediu um texto sobre minha experiência em Cannes. Tive a sorte de ir a Cannes várias vezes nos últimos anos. A última de carro, coisa que jamais imaginaria. Como sei que já tem bastante gente cobrindo todos os aspectos sérios do festival, selecionei aqui alguns dos momentos e curiosidades memoráveis, que entre amigos chamamos de “Grandes momentos da Pequena Propaganda”. Acompanhe comigo no replay:
● Um amigo, ex-diretor de arte da Almap, chegou para uma garota linda na Croisette e, querendo parecer francês, olhou o cachorro que ela está levando para passear e sapecou: San Bernardô?
● Algum chefão de uma agência brazuca alugou uma bela penthouse ao lado do Palais. Esse chefão, por algum motivo, não conseguiu ir a Cannes (chefões nem sempre têm tanta sorte), por isso ofereceu a casa para um redator da agência. Este aceitou e, para comemorar os vários Leões conquistados, resolveu dar uma festa. As pessoas começaram a chegar. O povo começou a brincar na banheira de espuma e, de repente, eu pensei: isso vai dar m… Melhor ir embora. Um amigo na época me chamou de medroso, mas depois acabou saindo de lá de fininho enquanto a polícia francesa tentava acabar com a festa.
● Nós temos muita sorte de trabalhar nessa profissão. Não consigo nem imaginar como seriam os festivais dos engenheiros. Ou dos médicos. Ou dos dentistas. Todo mundo ali buscando a dentadura de ouro, a obturação de titânio… Temos sorte.
● Graças a essa profissão você pode visitar a Riviera Francesa de graça. Basta trabalhar direitinho, montar a sua pasta com peças bacanas e inovadoras e pode até ganhar uma viagem para Cannes. É só ganhar o Young Creative. Aliás, a primeira vez que fui a Cannes foi assim: grátis.
● Em Cannes se come muito mal. E muito caro.
● Já vi gente que ganhou ouro no festival, mas, assim que subiu ao palco, levou uma bela vaia. Mas no problem. A vaia nunca sai na foto, né?
● Uma vez um amigo ganhou um Leão de ouro. Estávamos no Carlton, celebrando. De repente, ele pediu para ir ao banheiro. Uma garota linda se aproximou e me disse: congratulations! Eu falei, “thank you”, para espanto da minha dupla na época… Sim, elas adoram conhecer os winners.
● Tive a sorte de assistir a uma Copa do Mundo lá em Cannes com dois dos meus grandes amigos, Chester e Valdir. Quando ganhamos da Inglaterra, aquele gol maravilhoso do Ronaldinho, saímos na rua engrossando o coro dos brazucas que tiravam sarro do Beckham: Back home England!
● O Brasil pode vencer várias vezes o festival de publicidade, mas o de futebol é da Holanda. Os caras sempre contratam jogadores profissionais para humilhar a gente naquele campeonato entre agências. Tem que ver isso aí.
● O mais legal de ir a Cannes é não ficar na agência, resolvendo os pepinos que sempre aparecem enquanto a galera lá na Riviera comemora os Leões. O Instagram nessa época deveria ser proibido.
● Cannes já foi um festival de criatividade. Agora é um festival de business. O que ajuda muito num lado porque agora os clientes estão cada vez mais interessados em criatividade. Mas tem tanta palestra que às vezes é boring.
● Se você não tem estilo no Brasil, não vai ter em Cannes. Cannes é um casual day de uma semana. Dá pra ver direitinho quem só tem dinheiro.
● Você também tem a sorte de ser brasileiro. E o Brasil tá bem na foto. Todo mundo acaba dando um jeitinho de ir a Cannes. Tem tanto brasileiro que você nem precisa saber falar francês.
● Cannes também é um barômetro da sua carreira. É só chegar ali e você sabe se está num time ganhador ou não. Podem falar que os critérios são justos ou injustos, mas se você ralar, sempre vai levar alguma coisa.
● Em Cannes você irá beber a cerveja mais cara do planeta. E quente.
● Sou do tempo em que se acordava cedo para ficar numa fila monstra para garantir lugar para assistir ao shortlist de filmes. Agora você pode chegar lá atrasado que não tem muita gente – o que, egoisticamente, é uma delícia.
● O melhor dia de Cannes é quinta-feira. É quando, caso você seja bem organizado, se vai para Saint Tropez e pega uma praia, porque ninguém é de ferro. Ou, se você for mais organizado ainda, e já pegou a praia, aproveita para ver todos os winners com tranquilidade.
● Tenho um moleskine que levo todo ano e anoto dicas para mim mesmo sobre Cannes.
● Se alguém marcar um almoço em Cannes com você, é trote.
● Já tive a sorte de ajudar a ganhar Agency of the Year por duas agências diferentes em Cannes. Mas, mesmo assim, não consigo uma mesa sem reserva depois das 10h no Pelourinho.
● Cannes é uma grande oportunidade de conhecer gente. Fiz grandes amigos ali e agora que moro fora do país é uma maneira de reencontrar todo mundo, como se fosse um grande encontro de ex-alunos. Priceless.
● É uma pena que a crise não ajude os espanhóis aparecerem mais por Cannes.
● Outra frase impagável de um grande amigo ao chegar em Cannes. Eu acabava de chegar. Ele para e, com seu olhar de soslaio, diz: Atente: não há motoboys.
● Por mais que você tente, nunca vai saber mais sobre Cannes do que Dulcidio Caldeira.
*diretor global de criação da McCann-Erickson em Milão e fundador da Escola Cuca, em São Paulo