O HSBC anunciou, nesta terça-feira (27), que entrou com um ação no Conar contra a campanha da Fininvest que estreiou na semana passada. Segundo o comunicado do HSBC, a ação, que pede a suspensão dos materiais publicitários da Fininvest, se deve pelo motivo de que a campanha da Fininvest, criada pela agência QG, estaria usando o mesmo conceito da campanha criada pela JWT Curitiba para a financeira do HSBC. Procurada pela reportagem do P&M, a QG afirmou que só deverá se pronunciar após ser notificada oficialmente. Ninguém na Fininvest foi encontrado para comentar o caso. Confira abaixo a íntegra do comunicado:
“O HSBC entrou com uma ação no Conar (Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária) contra a campanha da Fininvest, que começou a ser veiculada na semana passada. A medida liminar pede a suspensão da veiculação dos materiais publicitários da Fininvest que contenham a mesma concepção da campanha da Losango. O motivo é que a Finivest usa o mesmo conceito da campanha criada pela JWT Curitiba para a financeira do HSBC. A semelhança gera confusão proposital nos consumidores. As duas financeiras são concorrentes diretas, atuam no mesmo segmento de mercado e têm o mesmo público-alvo.
A campanha institucional da Losango apresenta a família Veloso, uma típica família de classe média-baixa composta pelo casal Veloso, dois filhos e o sogro do senhor Veloso. A vida dos personagens inspirou a criação de filmes e spots. O conceito está estruturado em situações comuns de uma família, associadas aos serviços oferecidos pela Losango. Através das peças, a Losango mostra a variedade de seus produtos e serviços para esse segmento da sociedade. A campanha está no ar desde o dia 20 de janeiro de 2007.
No caso das campanhas publicitárias da Fininvest, elas sempre foram divulgadas em merchandising durante o Domingão do Faustão, da Rede Globo. Até o dia 21 de janeiro de 2007, eram enfatizadas as vantagens dos produtos da financeira e encerrava-se com uma música tocada por Caçulinha. A partir do final do mês de janeiro, os merchandisings da financeira buscaram outro foco e passaram a divulgar histórias vividas por seus clientes – com foco na família – e a participação da Fininvest em suas conquistas. Uma das ações de merchandising pedia que as pessoas enviassem uma história que as envolvesse com algum dos serviços da Fininvest. As histórias selecionadas eram exibidas no programa Domingão do Faustão.
A partir do dia 11 de março de 2007, a Fininvest veiculou um teaser que mostra a família Fininvest. O teaser, juntamente com as informações que constam do site da financeira, exibe com clareza o objetivo da criação da família: apresentar soluções às situações vividas pela família, associando aos produtos da Fininvest.”