HSBC pode trocar de agências e selecionar mais de uma responsável por sua comunicação

 

O HSBC está iniciando uma concorrência global e pode trocar de agência após oito anos. Nesse período, a porção criativa é atendida pela JWT, enquanto a Mindshare é a responsável pela compra de mídia. Ambas pertencem ao WPP. O anunciante tem verba global estimada em R$ 1 bilhão. Atualmente, a JWT Londres é o centro criativo do cliente. No Brasil, todo o trabalho para o anunciante fica a cargo da JWT, concentrado principalmente no escritório de Curitiba — cidade-sede do banco no país.

O processo está sendo encabeçado pelo diretor de marketing do HSBC Group, Chris Clark, e deve ter o lado criativo com mais peso que a compra de mídia. Por tal razão, é possível que o anunciante se decida por mais de uma agência, bem como passe a contar com hotshops em alguns mercados centrais. “O HSBC começou a rever sua estratégia e parceiros de publicidade e mídia, em processo que deve ser concluído no fim do primeiro trimestre de 2013. Este será um processo fechado, com participação exclusiva de empresas convidadas, e não é um ‘concurso de beleza’ criativo”, declarou um porta-voz da empresa à imprensa especializada internacional, reforçando que não serão dados detalhes sobre a condução da concorrência ou seus participantes.

O WPP venceu a última grande concorrência global do HSBC, realizada em 2004, quando a conta era atendida por Lowe e ZenithOptimedia — ambas controladas pelo Interpublic.