O banco britânico HSBC divulgou nesta terça-feira (9) que vai fazer um significante ‘reshaping’ dos seus negócios, o que inclui a venda de suas operações no Brasil e na Turquia. De acordo com o banco, a intenção é manter presença no mercado brasileiro para atender apenas grandes clientes corporativos com “necessidades internacionais”. No Brasil, o HSBC é atendido pelas agências Grey (pessoa jurídica) e pela J. Walter Thompson (institucional e pessoa física).

O HSBC anunciou que o plano de reestruturação prevê cortes de US$ 4,5 bilhões a US$ 5 bilhões até 2017. Em paralelo, o banco disse que vai acelerar os investimentos na Ásia e desenvolver seus negócios na região.

O comunicado da instituição financeira não informa sobre o prazo de encerramento das atividades nos dois países nem sobre o plano de demissão de 50 mil funcionários, segundo noticiado pela imprensa internacional.

“Reconhecemos que o mundo mudou e precisamos mudar com ele”, disse o CEO Stuart Gulliver. O HSBC também estuda a possibilidade de transferir sua sede de Londres para a Ásia.

Escândalo

O plano de reestruturação acontece logo após uma série de escândalos financeiros em sua filial suíça, em que o banco é suspeito de ter ajudado clientes, inclusive brasileiros, a sonegar impostos. O HSBC é o segundo maior banco do mundo e terceiro colocado no ranking da Brand Finance das marcas de bancos mais valiosas do mundo. Leia mais aqui.