O IAB Brasil divulgou um comunicado para esclarecer seu posicionamento em relação à concorrência promovida pelo Banco do Brasil para a contratação de uma agência digital, que envolve verba anual de R$ 22 milhões e teve audiência pública nesta quarta-feira (11) para esclarecimentos sobre o processo para as partes interessadas em participar da disputa (leia mais aqui).

A carta destaca que, diferente do que poderia dar a entender o comunicado anterior, intitulado “IAB Brasil e Abradi se manifestam sobre concorrência pública do Banco do Brasil”, e a matéria publicada no propmark, “Entidades se manifestam contra concorrência do BB” (leia mais aqui), ambas as entidades consideram a concorrência um processo transparente e democrático, parabenizando o Banco do Brasil pela lisura do processo.

Consta ainda no comunicado a ressalva de que o “manifesto” citado fazia referência apenas à indicação de IAB Brasil e Abradi sobre os benefícios que o anunciante e o mercado em si poderia ter com divisão da verba citada por mais de uma agência, diferente daquilo proposto na licitação, que prevê, até o momento, a contratação de apenas uma empresa. Após a auditoria, o Banco do Brasil deve analisar esta e outras propostas de adequação do processo, podendo acatar ou não as sugestões.

Confira abaixo, na íntegra, o novo comunicado do IAB Brasil sobre o caso:

“O Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil) e a Associação Brasileira das Agências Digitais (Abradi) participaram ontem (11), em Brasília, da audiência pública da concorrência para contratação de uma agência digital do Banco do Brasil. O objetivo era apresentar à instituição um documento protocolado no qual as entidades levaram como proposta ao Banco a divisão da conta entre duas agências, devido ao volume do trabalho, além de possibilitar uma melhor distribuição do valor da verba. Desta forma, o IAB Brasil e a Abradi acreditam que será mais saudável para o mercado a divisão da concorrência.

Tanto o IAB Brasil como a Abradi consideram a concorrência (baseada na lei nº 8.666) um processo transparente e democrático, principalmente pelo fato de a instituição ter realizado uma audiência pública mesmo sem ser obrigada por lei, visto que só é necessário quando o valor de contrato é superior a 150 milhões de reais. Inclusive, ambas as entidades parabenizaram o Banco do Brasil pela lisura do processo. “A concorrência pública feita pela instituição tem o apoio do IAB Brasil por ser transparente e estar consultando as entidades que representam as agências de publicidade que trabalham com comunicação digital”, afirma Ari Meneghini, diretor executivo do IAB Brasil.

A concorrência se dará em duas fases, sendo a primeira Técnica, com peso de 60%, na qual as agências terão de cumprir uma série de requisitos para ser classificada. Na segunda fase, com peso de 40%, as concorrentes classificadas apresentarão seus preços. Neste quesito, o IAB Brasil defende que os serviços sejam qualificados por hora/homem como melhor métrica. Esse item ainda não está decidido, somente após a consulta pública realizada ontem haverá uma decisão se a precificação será por serviço (ex.: desenvolvimento de hotsite) ou por hora/homem.

Esta é a maior concorrência já feita no Brasil para o mercado digital, no valor de 22 milhões de reais por ano. A agência vencedora será responsável pelo desenvolvimento de sites, hotsites, intranet, aplicativos, vídeos, mídias sociais, entre outros serviços”.