O IAB Brasil (International Advertising Bureau) realizou, na tarde desta terça-feira (30), um evento para divulgar as principais ações realizadas no biênio 2009/2010, que teve Pedro Cabral, chairman global da rede Isobar, como presidente. A reunião de diretores da entidade e representantes do mercado digital também serviu para que Fábio Coelho, presidente do iG, desse suas primeiras palavras públicas sobre sua gestão, iniciada em 1º de novembro e que se estende até o último dia de 2012.

Nos últimos dois anos, o IAB Brasil chegou a 125 associados, tendo ampliado sua presença na mídia e seu relacionamento com empresas e outras entidades. “Fizemos campanhas do IAB em jornais do trade, desenvolvemos um aplicativo para celular com informações sobre o Festival de Cannes, realizamos eventos de integração e participamos de acontecimentos externos. Tudo isso contribuiu para o aumento da visibilidade da entidade, bem como para sua representatividade e relevância”, afirmou Ari Meneghini, diretor executivo do IAB Brasil.

Também destacam-se, entre as ações da instituição, a reformulação de seu site, que originou em aumento de 1.200% em visitação; sua aproximação com a Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República), especialmente na luta contra o pregão eletrônico e com ações em busca de processos íntegros de concorrência; e as parcerias firmadas com unidades de ensino como FGV, ESPM e Senac, resultando em cursos sobre o segmento.

Planos futuros

Coelho aproveitou a reunião para dar seu parecer sobre o atual momento do mercado digital, bem como para seus planos iniciais de gestão. “A internet ainda pode ser potencializada, sem dúvida. Hoje, ela representa apenas 4,3% do investimento publicitário. Isso significa que há aí uma grande oportunidade, que o mercado tem baixíssimo conhecimento das ferramentas que a compõem. O IAB pode e deve auxiliar nesse processo, contribuindo com a capacitação de profissionais, apresentação de métricas, promoção e valorização do meio, ou seja, oferecer formação e informação”, enfatizou o novo presidente da entidade.

“Atuarei com o ouvido aberto para trabalharmos juntos, de forma coesa, harmônica e eficiente”, completou, convidando todos os profissionais envolvidos com o segmento a participarem das ações necessárias para que os objetivos citados sejam facilmente alcançados. Além de Coelho, formam a diretoria 2011/2012 do IAB Brasil: Fabia Juliaz (Ibope), como vice-presidente de fornecedores; Marcos Swarowsky (Microsoft Advertising), vp de veículos; e Marcelo Prais (DM9DDB), vp de agências.

Anunciantes

A entidade também dará continuidade a um projeto iniciado em janeiro deste ano, intitulado “Anunciante do mês”, homenageando aqueles que se destacaram pela criatividade, investimento, eficiência e excelência na utilização dos meios digitais. Depois de Nokia, Unilever, Samsung, Coca-Cola, Vivo e LG, nos seis primeiros meses do ano, o IAB Brasil laureou Visa, por julho; Procter & Gamble, por agosto; e Petrobras, por setembro. Os vencedores do último trimestre devem ser divulgados em dezembro e, em janeiro de 2011, será eleito o “Anunciante do Ano”, seguindo os mesmos critérios.

por Karan Novas