O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) começou, nesta segunda-feira (19), a POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares) 2008/2009. O levantamento fará visita a 65 mil lares para ouvir cerca de 230 mil brasileiros de todo País.

A pesquisa será realizada em 12 meses e os resultados começam a ser divulgados no fim de 2009. “Como é uma pesquisa de orçamento é preciso captar todas as mudanças sazonais”, diz Edilson Nascimento, gerente da pesquisa do IBGE.

A POF é a maior pesquisa realizada pelo IBGE. As famílias vão informar as despesas coletivas e individuais, a renda dos moradores, o consumo de alimentos dentro e fora de casa, especificando produtos orgânicos, diet e light e uso de serviços e produtos sustentáveis. Os brasileiros que participarem da pesquisa também serão pesados e medidos.

Pesquisas como essa do IBGE são de extrema importância para a área de planejamento das agências publicitárias. “A gente sempre começa pelo IBGE”, explica a diretora de planejamento da NeogamaBBH, Isabella Mulholland. “Essas pesquisas são fundamentais porque sempre temos dificuldade em encontrar dados genéricos.”

A diferença desta edição da POF para a última, feita em 2002 e 2003, é principalmente a abordagem individual para o consumo de alimentos. Antes, a pesquisa investigava o consumo aparente, ou seja, inferia que toda a família consumia tudo o que comprava. “A pesquisa vai ver o que cada pessoa da família está consumindo. Todo morador com dez anos ou mais vai anotar por dois dias tudo o que comeu”, explica Nascimento.

“Esse tipo de dado na pesquisa começa a ficar mais útil para nós. Geralmente o IBGE não chega a ter um detalhamento. É um bom banco de dados”, diz Isabella. 

Pela primeira vez, a POF vai verificar também o que as pessoas consomem fora do domicílio e onde elas adquirem os produtos que consomem. As famílias pesquisadas vão responder a diversos questionários com informações sobre renda e despesas. A pesquisa em cada domicílio dura nove dias, com, no mínimo, quatro visitas com cerca de uma hora de duração.

A POF é usada, por exemplo, para definir os produtos que compõem as cestas básicas usadas nos cálculos dos índices inflacionários, como o IPC (Índice de Preço ao Consumidor).

Cristiane Marsola