Eletrônicos respondem por quase um quarto do faturamento do e-commerce

 

O Grupo Ibope anuncia o lançamento da Ibope e-commerce, unidade especializada em comércio eletrônico que oferecerá dados sobre o comportamento dos consumidores que utilizam plataformas online para fazer compras. A nova divisão trabalhará com a solução E-tail Report, que disponibiliza análises sobre fluxo de consumo, taxas de conversão, marcas e fabricantes mais buscados e visualizados, itens mais comprados, preço médio e o perfil demográfico dos consumidores.

“A ferramenta utiliza uma metodologia de painel para monitorar as maiores lojas de comércio eletrônico do Brasil e permite a geração de relatórios analíticos, planejamento estratégico de investimentos e, por consequência, o aumento das vendas no segmento”, explica Alexandre Crivellaro, diretor-executivo do Ibope e-commerce. O investimento do Ibope em pesquisas sobre o e-commerce está baseado no crescimento dessa atividade no país. A empresa contabilizou 100 milhões de usuários comprando pela web. Além disso, o alcance da categoria de comércio eletrônico entre os internautas chegou a 61% em agosto deste ano.

A expansão do segmento também está estritamente vinculada ao maior uso de plataformas móveis. “Dispositivos como smartphones e tablets já representam 65% e 34%, respectivamente, dos aparelhos também utilizados para busca de informações sobre produtos e serviços de comércio eletrônico no país”, finaliza Crivellaro.

Produtos

O setor de cultura se destaca com a maior participação entre os artigos vendidos pela internet, com 26%, seguido do vestuário e calçados, com 15%, e informática, com 7%. Apesar disso, os eletrônicos lideram no quesito faturamento, representando 23% do total vendido em valores, com preço médio de R$ 1,263 por compra.