O instituto Ibope Monitor concluiu os dados de investimentos publicitários relativos ao primeiro semestre de 2008. O valor bruto do faturamento no período, com base nos preços cheios das tabelas dos veículos de comunicação e sem os descontos de agências e planos de incentivo, é de R$ 26.022.702 bilhões.
No ano passado, de janeiro a junho, o faturamento bruto foi de R$ 22.454.239 bilhões. São Paulo é o Estado da federação que concentra o maior volume, com R$ 8.096.182 bilhões, seguido de Rio de Janeiro, com R$ 3.763.068 bilhões. Na pesquisa do Ibope Monitor, revistas nacionais, como Veja, Época e Isto É, por exemplo, mais TVs por assinatura, concentram o valor de R$ 3.930.238 bilhões.
Na rubrica “Outras Praças” o total é de R$ R$ 2.351.642 bilhões. Entre as cidades relacionadas pelo instituto, Belo Horizonte aparace na liderança com R$ 1.130.744 bilhão, seguida de Porto Alegre (R$ 1.040.159 bilhão), Curitiba (R$ 778.760 milhões), Salvador (R$ 698.911 milhões), Recife (R$ 627.617 milhões), Fortaleza (R$ 608.383 milhões), Brasília (R$ 507.106 milhões) e Florianópolis (R$ 397.237 milhões).
As Casas Bahia lidera entre os anunciantes, com um investimento bruto de R$ 1.419.550 bilhão. A Unilever, controladora de marcas como Omo, Dove e Rexona, está na segunda colocação com R$ 851.231 milhões. A AmBev, que tem em seu portfólio Skol, Brahma, Original, Bohemia, Serramalte e Antarctica, aparece em terceiro lugar com R$ 299.231 milhões, seguida de Caixa Econômica Federal com R$ 265.448 milhões. A Fiat investiu, no primeiro semestre de 2008, R$ 257.708 milhões, a Colgate-Palmolive, R$ 255.476 milhões, a Ford, R$ 217.691 milhões e a Vivo, R$ 216.568 milhões.
Entre os segmentos econômicos, as lojas de departamento lideram com R$ 2.551.140 bilhões. As áreas de construção e incorporação vêm em seguida, com R$ 1.462.176 bilhão. As revendas e concessionárias de automóveis movimentaram no período R$ 1.329.583 bilhão. Os varejos das montadoras tiveram movimento bruto de autorizações de mídia de R$ 959.387 milhões. O setor financeiro investiou R$ 646.481 milhões. As campanhas públicas concentraram R$ 761.997 milhões e as cervejarias participaram com R$ 567.556 milhões.
A Y&R, em rotina que se repete desde 2002, lidera o ranking de agências com R$ 2.193.054 bilhões, seguida da JWT com R$ 808.471 milhões, AlmapBBDO com R$ 749.847 milhões, DM9DDB com R$ 585.148 milhões, McCann Erickson com R$ 563.830 milhões, Africa com R$ 537.992 milhões, Ogilvy & Mather com R$ 487.886 milhões, Giovanni+DraftFCB com R$ 481.724 milhões, Lew’LaraTBWA com R$ 472.175 milhões e Neogama/BBH com R$ 466.319 milhões.
Paulo Macedo