Dora Camara

Toda a base da pesquisa do Ibope Monitor passa a conter dados de volume de GRP (Gross Rating Points) neste ano de 2009, como informa Dora Camara, diretora do Ibope Mídia. Os dados dos pontos brutos de audiência, que validam o share of spending (investimentos dos anunciantes), eram restritos às praças de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador, Recife, Fortaleza, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília e Florianópolis. Este ano, passam a incluir as cidades de Campinas e Vitória. A capital capixaba passou a figurar entre os principais mercados da pesquisa Ibope Monitor no início de 2009 e Campinas na metade de 2008.

“São cidades que passaram a ter a pesquisa de audiência monitorada pelo sistema Peoplemeter. Com essa tecnologia podemos também medir o volume de GRPs que, na nossa opinião, ajudam a validar os investimentos dos anunciantes pois eles definem a gestão dos recursos destinados à mídia”, explicou Dora Camara.

Para ser ter uma idéia, Campinas teve investimentos brutos de mídia de R$ 1.2 bilhão em 2008 ficando à frente de Brasília, por exemplo, que contabilizou R$ 1.2 bilhão. O interior de São Paulo teve faturamento bruto em 2008 de R$ 3.3 bilhões.

Paulo Macedo