Entre várias discussões e novidades surgidas durante a 4ª edição do encontro Inspiração – Gênios do Varejo, criado pela F.A. e J2b Marketing e realizado em São Paulo nesta quarta-feira (5), o lançamento da tryoop teve destaque. A empresa traz o conceito de tryvertising virtual para o Brasil.

A empresa de posiciona como mídia de experimentação na internet. O endereço virtual está funcionando há cerca de duas semanas. Nele, o consumidor pode se cadastrar para receber produtos gratuitamente de até R$ 100,00, não necessariamente amostras. Em troca, ele preenche um cadastro com o seu perfil – a chave para o início do negócio, cujo objetivo é detalhar o perfil do consumidor. Esse conceito já é amplamente conhecido em países como Austrália, Japão e Estados Unidos.

O modelo de negócios do tryoop, garantem as sócias Milena Escabeche e a Aline J. Marcolino, é exclusivo no País. Os produtos oferecidos no site são aqueles de anunciantes que fecharam acordo com a empresa. Até agora, as sócias afirmam que fecharam cotas com 5 anunciantes, sendo duas de cosméticos, duas de bebidas e alimentação e uma rede de distribuição, mas não revelam as marcas por enquanto. “A empresa se posiciona como uma novidade. A empresa não quer se posicionar como um site que entrega produtos grátis”, explica Aline.

A entrega dos produtos na casa dos consumidores começa daqui a um mês. O tryoop já tem 5 mil nomes cadastrados na base.  “Essa é mais uma ferramenta para estudar o comportamento do consumidor. Não queremos competir com os grandes institutos de pesquisa nem com as redes de varejo. Pelo contrário, a experimentação do produto impulsiona as vendas no PDV”, falou Milena. Participaram das palestras do Inspiração 2010 – Gênios do Varejo Manoel Alves Lima (FAL), Marimoon, blogueira (VJ da MTV), Oscar Peña (Philips), Lincoln Seragini (SFG) e Philip Rosenzweig (da Giorgi Armani Corp.).

por Kelly Dores