Pesquisa mostra que 33% dos entrevistados disseram investir em roupas e 26% em produtos para beleza

 

Cerca de 41% dos idosos passaram a gastar mais com produtos que desejam do que com itens relacionados às necessidades básicas. A informação faz parte de um estudo, realizado pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), que revelou o comportamento de consumo dos idosos brasileiros. A pesquisa apontou também que 45% dos entrevistados afirmaram enfrentar dificuldades para encontrar produtos destinados ao público de sua idade. O fato é ainda mais notado entre as mulheres (47%) e pelas pessoas acima de 70 anos (51%).

Entre os produtos que esses consumidores mais sentem falta estão roupas (20%), celulares com letras e teclados maiores (12%), locais que sejam frequentados por pessoas da mesma idade (9%), turismo exclusivo (7%) e produtos de beleza (3%).

O estudo revelou também que 7% dos idosos possuem o hábito de fazer compras pela internet. O percentual é maior entre os mais escolarizados (26%) e das classes A e B (17%). A escolha dos produtos consumidos ficou mais criteriosa para 52% dos entrevistados. Esta parcela afirmou ter passado a dar mais valor a produtos de qualidade e mais caros.

Ainda de acordo com a pesquisa, 23% dos idosos incorporaram a experiência de ir às compras como uma atividade de lazer do seu dia a dia. Além disso, 66% disseram que a vida financeira que levam atualmente é melhor do que quando eram jovens.

A análise apontou também que 73% das pessoas ouvidas têm como principal fonte de renda o auxílio da aposentadoria do INSS ou o pagamento de pensão. Já 14% se dedicam ao trabalho informal, 9% são trabalhadores com carteira assinada, 7% contam com os rendimentos da previdência privada, 5% recebem ajuda dos filhos e 4% não possuem qualquer renda.

Outra informação é que 94% da população acima dos 60 anos contribui para o sustento da casa, sendo que 54% são os únicos responsáveis pelo pagamento das despesas. Também segundo a pesquisa, 64% dos idosos afirmaram tomar as decisões de compra, principalmente as mulheres (68% contra 57% dos homens).

Para quase metade (49%) dos idosos ouvidos, neste estágio da vida, gastar é mais importante do que poupar. Cerca de 46% afirmaram que o lazer ficou mais frequente com a chegada da terceira idade e 41% preferem sair a ficar em casa. Prova disso é que quase 18% dos idosos afirmam praticar alguma atividade física e viajar com frequência.

Mais um dado da pesquisa é que 33% dos idosos disseram investir em roupas para ficar bonitos e manter uma boa aparência, principalmente os idosos da classe C (37%). Outros 26% afirmam fazer tratamentos estéticos ou utilizar produtos de beleza para se sentir mais jovens, principalmente as mulheres (30%). Já 44% dos entrevistados afirmaram gastar mais dinheiro com outras pessoas, como filhos, netos e familiares, do que consigo mesmos.

O SPC ouviu 632 pessoas acima de 60 anos nas 27 capitais.