Nascida há 53 anos na cidade de Boise, no estado de Idaho, nos Estados Unidos, a IFEA (International Festivals & Events Association) começou a organizar seu braço latino-americano – o IFEA Latin America – em 2006 e agora efetiva a sua presença na região com o lançamento do seu capítulo brasileiro chamado de Associação Brasileira de Festivais e Eventos Especiais. A entidade, que é focada apenas em eventos de celebrações que contam com patrocínio de empresas, tem como presidente Daniel Baldacci. A aproximação com o mercado brasileiro se dá a partir da divulgação da sua premiação anual chamada de Pinnacle Awards, cuja próxima edição está marcada para setembro nos EUA.  

Baldacci reuniu nesta sexta-feira (11) 12 empresas de produção de eventos – entre elas Divina Comédia, Playcorp (que faz o reveillon da Avenida Paulista), Dream Factory e Banco de Eventos – que inscreverão cases no Pinnacle deste ano. A Divina Comédia, por exemplo, comandada por Sérgio Ajzenberg, inscreverá no prêmio o case Telefônica Trio Tons, projeto que traz shows de artistas como Paralamas do Sucesso, Vanessa da Mata e Frejat.

Segundo Ajzenberg, a adesão a IFEA no Brasil se dá pela carência que o mercado nacional possui de entidades e premiações focadas somente em eventos patrocinados por empresas, o que geralmente demanda da produtora um nível de profissionalização grande. Há no Brasil a Associação Marketing Promocional (Ampro) que representa o Globe Awards, mas a diferença, segundo Ajzenberg, é que o prêmio foca bastante o lado promocional e não especificamente o evento em si.

Segundo o presidente da IFEA, Daniel Baldacci, a entrada na América Latina acontece a partir do Brasil e em breve está prevista a abertura de capítulos da entidade na Argentina, no Chile e no México. Ainda segundo ele, após concentrar as empresas brasileiras em torno do prêmio será feito um trabalho nos Estados Unidos para divulgar a imagem das empresas nacionais de eventos no exterior. 

Ruy Barata Neto