Ao destacar o poder de ação que a internet proporciona aos seus usuários e seus desdobramentos na vida das pessoas, a Neogama/BBH, em sua primeira campanha para o iG, reposiciona a marca do portal através do conceito “O mundo é de quem faz”. A campanha inaugura um novo momento do portal, apresentando-o como um território livre, onde a fronteira entre querer e poder é tênue, possibilitando que cada usuário seja protagonista no seu processo de interação com o mundo. A campanha, estrelada pelos atores Selton Mello, Claudia Abreu, a atriz e top model Letícia Birkheuer, o músico Tony Bellotto e o técnico de voleibol Bernardinho, estabelece paralelo entre anônimos e profissionais que alcançaram posições de destaque no universo das artes, da moda e do esporte por terem “feito” ou estarem “fazendo”. O filme que lança o tema “O mundo é de quem faz”, usa o paralelo entre palco e platéia para explicar que essa fronteira não existe mais. Nas mensagens as personalidades enfatizam o princípio de que há dois tipos de pessoas: as que fazem e as que ficam assistindo. Enquanto as primeiras acontecem, às demais cabe o papel de aplaudir. O iG, então, é apresentado como um universo de possibilidades onde cada um pode ter seu papel de protagonista em várias frentes. Criado por Alexandre Gama, o filme Platéia, com duração de 1 minuto, é ambientado numa sala de espetáculos – a Sala São Paulo, na Estação da Luz – onde a platéia encontra-se repleta, apesar do palco vazio. Repentinamente uma luz se acende sobre um dos assentos, iluminando seu ocupante: o ator Selton Mello, que neste caso está na platéia e não no palco, como habitualmente. Nesse instante surge o letreiro com o endereço de e-mail (selton.mello@ig.com.br) enquanto o ator declara: “Existem dois tipos de pessoas: as que fazem e as que ficam assistindo. As que fazem, acontecem. As que ficam assistindo nunca puderam fazer muito além de aplaudir”. O spot light se apaga e outro se acende sobre outro “anônimo” na platéia: Letícia Birkheuer. Surge o letreiro leticia.birkheuer@ig.com.br e então a top model e atriz afirma: “Mas existe um lugar onde ninguém é só platéia. Onde todos podem ser protagonistas. Um lugar sem barreiras entre querer e fazer”. O spot light se apaga e outro se acende sobre outra cadeira na platéia. Dessa vez é Bernardinho quem se destaca e, depois do letreiro com seu e-mail (bernardo.rezende@ig.com.br), ele diz: “Um lugar onde você está no centro das possibilidades”. O spot light se apaga e outro se acende sobre uma quarta personalidade que está no meio da platéia, o músico Tony Bellotto (tony.bellotto@ig.com.br): “Se você não veio ao mundo só para ficar assistindo, assuma o poder”, convida o integrante do grupo de rock Titãs. O spot light se apaga e se acende, por fim, sobre Claudia Abreu (claudiaabreu@ig.com.br), que finaliza a mensagem transmitindo o cerne da campanha: “O poder fazer”. O conhecido hino das pistas de dança “I got de power” então invade o áudio. Nesse momento, as luzes no palco se acendem e no seu centro há um computador. Uma adolescente desconhecida representando o usuário entra em cena. Ela então se senta à frente do computador e começa a teclar. Três enormes telões sobre a platéia mostram o tema digitado: “O mundo é de quem faz”, lançando assim o conceito da campanha. Produzido pela Jodaf Mixer, com direção de João Caetano, o comercial contou com mais de 200 figurantes.
A mesma linha de comunicação se aplica à internet e ao anúncio de três páginas duplas seqüenciais, ilustrado pelas personalidades. A primeira veiculação da peça será na Veja do dia 1° de julho.
Internauta Repórter
Aproveitando o lançamento da campanha e do novo posicionamento, o iG lança também nesta sexta-feira (30), o “Minha Notícia”. O serviço permite ao internauta escrever suas notícias e a equipe do iG será responsável por monitorá-las e destacar as mais relevantes. Os usuários poderão escrever sobre diferentes assuntos: Brasil, Celebridades, Cidades, Ciência e Saúde, Comportamento, Economia, Educação e Vestibular, Emprego e Carreira, Esportes, Mundo, Tecnologia e Games e Turismo.