O iG realizou nesta manhã (28), no hotel Unique, em São Paulo, o 3º iG Digital Day, evento que reuniu anunciantes e publicitários para discutir sobre A Internet como Plataforma de Resultados. Abrindo o evento, Paulo Narcélio, presidente do iG, falou sobre o crescimento de 37% no número de páginas vistas do portal, no ano passado, e a audiência de 14,2 milhões de visitantes únicos. “Esta é uma oportunidade única. Temos aqui um grupo seleto de profissionais para discutir cases”, disse Narcélio.
Em seguida, Carlos Alberto Sardenberg, jornalista da CBN e O Estado de S.Paulo, falou sobre os Desafios da Crise e do Crescimento na Era da Internet. De acordo com o especialista em economia, a tecnologia da informação foi uma das razões do crescimento da economia mundial deste século, que teve uma média de 5% ao ano antes da crise econômica estourar no final do ano passado. “Do mesmo modo e rapidez que a internet foi boa para o crescimento do sistema financeiro, foi ruim porque quando a crise estourou, ela se espalhou rapidamente por meio das tecnologias da internet”, analisou Sardenberg. A expectativa é que no próximo ano o Brasil tenha um crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de 2,7%, superior ao da América Latina (1,6%) e do mundo (1,9%).
Em seguida, Fernanda Romano, diretora criativa global da Euro RSCG, afirmou que a internet já provou que apresenta resultados positivos e que o mercado não deve mais discutir isso e sim, sobre formas de promover o point of passion (ponto de paixão) das marcas. “As pessoas precisam entender que o point of passion é o mesmo, só que num mundo diferente”. Fernanda também afirmou que o Twitter é sim uma plataforma que deve ser trabalhada pelos anunciantes e também, criticou a forma como agência e veículos se relacionam. “O que é isso? Pizzaria? Não adianta ligar para o veículo e pedir banners e inserções. Há um monte de gente inteligente do outro lado da linha. Tem que sentar junto [agência e veículo] e criar para apresentar um plano [de mídia] para o cliente”, afirmou.
Por fim, Rei Inamoto, diretor criativo global da AKQA, apresentou alguns cases de sucesso que utilizaram a internet como plataforma, como a Bizchair.com, Nike Photo ID, Flip e Fiat Eco Drive. “Pare de falar e comece a fazer. Hoje, os consumidores estão se tornando criadores. E eu, como os demais consumidores, evito publicidade. Como diria Ajaz Ahmed, ‘a melhor propaganda não é propaganda’”, finalizou Inamoto.
por Maria Fernanda Malozzi