A Black Friday já se consolidou como um dos principais eventos promocionais do varejo. Um estudo da dunnhumby realizado com mil consumidores no Brasil no mês de outubro mostra que 68% pretendem aproveitar oportunidades que serão apresentadas pelo varejo na data e que 81% desses anteciparão uma parte das compras de Natal. A Black Friday está mudando o comportamento dos clientes e o perfil de consumo no varejo brasileiro.
Um dado interessante do estudo é o fato de que o consumo vem se democratizando: se há alguns anos a Black Friday era sinônimo de ofertas em eletroeletrônicos, hoje o varejo como um todo, no online e no offline, vai em busca dos clientes. Eletrônicos continuam sendo a categoria mais demandada pelos clientes, ao lado de vestuário, calçados e acessórios (com 70% de intenção de compra), mas alimentos (70%), artigos para a casa (69%), higiene e produtos para o cabelo (67%) também têm grande demanda. A Black Friday é, hoje, um evento de todo o varejo, nos mais diversos segmentos e categorias, com procura crescente.
Com o crescimento da presença do varejo físico na Black Friday (que nasceu no Brasil como uma iniciativa 100% online), aumentam também as fontes de busca de informação sobre produtos, preços e características. Segundo o estudo da dunnhumby, no offline a televisão é o canal em que mais se buscarão informações (59%), enquanto no online os sites das lojas (63%), os smartphones (42%), banners online (41%), email marketings (40%) e posts nas mídias sociais (38%) são vistos pelo público como oportunidades para contatar varejistas e marcas, seja para conhecer as oportunidades, seja para fechar compras.
Verificamos que o meio preferido para visualização das ofertas online são banners, especialmente em formatos de tela maiores, como computadores e tablets. Ambos são vistos como melhores opções que o celular para visualização e os banners têm preferência em relação aos vídeos. O consumidor quer informação rápida e clara sobre os preços e, caso deseje saber mais sobre as características dos produtos, irá navegar pelos sites ou visitará as lojas físicas.
Essas conclusões da pesquisa mostram que é preciso utilizar meios de comunicação on e offline para alcançar os consumidores de forma mais eficaz. O online continua a ser o principal canal de contato com o público consumidor na Black Friday e pode ser melhor explorado com a conexão dos dados comportais dos clientes nas lojas físicas, de modo que as ofertas tornem-se ainda mais relevantes e sejam oferecidas no momento correto. A tecnologia aportada pela dunnhumby para seus clientes do varejo e da indústria tem permitido às empresas entender o comportamento omnichannel dos consumidores para compor um mix de mídia que seja relevante e entregue, de forma efetiva, a mensagem correta para cada momento da jornada dos clientes.
A integração de canais on e offline e o cruzamento das informações geram um novo cenário de mídia, muito mais rico, interessante e que entende o consumidor como um ser único e completo. O resultado é uma eficácia muito maior, que permite aos anunciantes fazerem mais com o budget disponível.
Fatima Leal é gerente de mídia da dunnhumby